A Unesc está promovendo, até o final deste mês, uma programação dedicada à saúde com o evento “Abril Azul e Verde”. Esta iniciativa visa não apenas promover a saúde, mas também aumentar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Na tarde de terça-feira (9/04), a professora e psicóloga Paola Rodegheri Galeli provocou reflexões sobre a saúde mental e alertou o público presente sobre como conhecer os sintomas de estresse e ansiedade, dentre eles, sinais físicos, emocionais, comportamentais e cognitivos. O encontro ocorreu no Auditório Realidade Mista, no Bloco S, na Instituição.
“O termo saúde mental está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções. Diariamente, vivenciamos uma série de emoções, boas ou ruins, mas que fazem parte da vida. É importante fazer um movimento de identificar como está e buscar ajuda quando necessário”, comentou a psicóloga.
A professora ainda destacou que a saúde mental é efeito apenas de componentes de ordem individual como o grau de habilidade pessoal em manejar emoções, sentimentos, comportamentos e relações sociais, mas engloba elementos de ordem cultural, social, econômica, política e ambiental.
Paola lembrou ao público formado por acadêmicos que a Unesc conta com o Programa Acolher e os serviços de psicologia nas Clínicas Integradas. O Programa visa cuidar da saúde emocional e psíquica da comunidade interna e dos estudantes.
Entre as ações do Acolher estão a promoção e prevenção do adoecimento da saúde mental, acolhimento pontual e estendido, escuta qualificada, psicoterapia breve individual, práticas integrativas e complementares em grupos, além de grupos terapêuticos, psicoterapêuticos e operativos.
Além dessa palestra, o evento conta ainda com o V Simpósio: Interface Autismo e TDAH, dedicado ao tema, juntamente de diversas outras atividades visando conscientizar sobre esta condição, promovendo a prática da inclusão e assegurando acesso aos recursos e apoio necessários para os indivíduos com autismo.
Já no âmbito da prevenção de acidentes de trabalho, estão planejadas rodas de conversa e ações com o objetivo de diminuir tais incidentes e minimizar os impactos adversos na vida das vítimas e suas famílias.
Para uma das coordenadoras do evento, Geiziane de Morais, esta ocasião é de suma importância, pois enfoca a promoção da saúde por meio da VI Jornada da Saúde, juntamente de iniciativas voltadas para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.
“Convidamos toda a comunidade acadêmica e a população em geral a participarem das atividades, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro e inclusivo para a sociedade como um todo”, enfatizou Geiziane.
Diálogos Sobre Saúde da População Preta/ Parda e Indígena
A programação de terça-feira também contou com a palestra “Diálogos sobre a Saúde da População Preta, Parda e Indígena: Desafios e Previsões” com a coordenadora da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Instituição, Janaina Vitorio, e a enfermeira Maria Madalena Santiago. As duas também são professoras pesquisadoras do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi).
Maria Madalena apresentou as práticas e políticas em saúde que o território brasileiro por meio do movimento negro tem produzido no campo do cuidado às pessoas com relatos de casos do cotidiano articulado com embasamento legal.
Janaína dialogou acerca da saúde mental das populações marginalizadas, provocando a comunidade acadêmica a pensar em estratégias de Educação em Saúde e falou ainda sobre a realidade concreta das pessoas e suas dimensões psicossociais, mergulhando em potencialidades e conhecendo as impotências encontradas em nas vivências dentro da sociedade. Ela também proporcionou espaços de troca de saberes mútuos acerca da importância de conhecer a história da comunidade e das pessoas que sofrem com a vulnerabilidade e estigmas sociais.
O evento é organizado pela pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Pró-Reitoria de Ensino (Proen), Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) e Clínicas Integradas da Universidade, e é dedicado ao mês comemorativo que celebra o Dia Mundial da Saúde, a conscientização sobre o autismo, e a prevenção de acidentes de trabalho.
Programação
Quarta-feira (10/4)
19h – Palestra com Andrio Pereira, Beatriz dos Santos e Bruna Crispim. “Sou um autista”. Relato de vida. Local: Sala 105 do bloco P. Realização: Sama.
Sexta-feira e sábado (12 e 13/04)
19h – 5º Simpósio LAND: interface autismo e TDAH. Local: Auditório Ruy Hulse. Realização: Laboratório de Pesquisa em Autismo e Neurodesenvolvimento.
23 de abril
19h – Mesa de discussão com Rodrigo Goldschmidt, Willians Longen, Bruno Martins Mano Teixeira e mediada por Marcia Piazza.
tema: “Saúde e segurança nas relações de trabalho”. Realização: NUPAC e curso de Direito. Local: Sala 19 do bloco P.