Na tarde de quinta-feira (21/03), a Comunidade de Aprendizagem Docente, vinculada à Assessoria Pedagógica da Diretoria de Ensino de Graduação Presencial e da Pró-Reitoria de Ensino da Unesc, realizou nova atividade envolvente com docentes na Universidade. Neste, que foi o terceiro encontro do ano, o desafio foi transformar um texto científico, da pesquisadora Maria Isabel Cunha, para seis formatos de gênero textual: poesia, cordel, bula, haikai, receita e gráfica.
“O material estudado antecipadamente era referente a docência no Ensino Superior. Os professores foram distribuídos por temas, aleatoriamente, na chegada das atividades. Após a explicação da dinâmica, cada grupo se reuniu para elaborar a compreensão do artigo sugerido, conforme seu gênero textual. Cada equipe trouxe a sua percepção, o seu entendimento por meio de outro texto. Foi um exercício rico com várias interpretações para o texto original. Foi uma experiência muito satisfatória”, explicou a diretora de Ensino de Graduação Presencial, Gislene Camargo.
Para a professora Maria Salete Salvaro, do curso de Enfermagem, a atividade é uma dinâmica importante e desafiadora. “Estamos aprendendo muito e conversando sobre a formação docente, os nossos desafios em sala de aula. Essa é uma dinâmica que eu não conhecia. Achei muito boa, muito importante e que instrumenta a nossa formação. Será uma ferramenta importante que nos possibilitará inovar as nossas aulas, tornando-as mais dinâmicas, desestruturadas”, avaliou.
As atividades desenvolvidas foram comandadas pelas assessoras pedagógicas Ioná Vieira Bez Birolo, Ana Paula Santos, Paula Tramontim Pavei, Edina Regina Baumer e do coordenador Guilherme Alves Elias.
Trabalhos apresentados:
Receita
Bula
Poesia
Haikai
Cordel
Gráfica