Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Inteligência Artificial na Educação:
desafios e oportunidades para os professores da Unesc

Evento contou com a presença de um grande número de docentes interessados pelo assunto (Fotos:Décio Batista/Agecom/Unesc)

Na tarde desta quinta-feira (7/03), durante a segunda edição da Comunidade de Aprendizagem Docente de 2024, a equipe da Assessoria Pedagógica, vinculada à Diretoria de Ensino, da Unesc, promoveu uma discussão ampliada sobre a aplicação da Inteligência Artificial (IA), na prática docente.

O foco foi na compreensão e utilização ética de ferramentas como o ChatGPT e o BARD, com a intenção de torná-la uma aliada eficaz na sala de aula. O objetivo é capacitar os professores para uma integração responsável pela utilização da nova ferramenta no ambiente educacional e preparar os acadêmicos para o uso consciente dessa tecnologia.

O encontro, guiado pelo professor e coordenador da Assessoria de Ensino, Guilherme Alves Elias, teve como foco a exploração da inteligência generativa. A finalidade deste diálogo aberto entre docentes foi desmistificar a IA, apresentando-a, não apenas, como uma ferramenta tecnológica avançada, mas como um complemento essencial no processo educativo, capaz de enriquecer as experiências de aprendizagem tanto para educadores quanto para alunos.

Segundo ele, a apresentação e discussão não se limitou apenas à familiarização com as tecnologias emergentes. “Nossa intenção é que os professores, munidos de conhecimento e compreensão sobre o potencial educacional da IA, possam orientar os estudantes na utilização consciente e responsável dessas ferramentas. Desmistificar a imagem da IA como vilã e sim como uma grande aliada, sugerindo aos educadores a busca por habilidades necessárias para integrar essas tecnologias de forma eficaz em suas práticas pedagógicas, incentivando uma cultura de aprendizado contínuo, inovação e responsabilidade digital”, comentou.

Uma das participantes foi a professora Adriane Paganini Damiani, que leciona a disciplina de Genética e Biofísica e Biologia Molecular, no curso de Ciências Biológicas e Biomedicina. “A Comunidade de Aprendizagem é de extrema importância. Considero este tema extremamente importante e está super em alta. Ter esses conhecimentos para repassar aos nossos alunos vai facilitar muito”, salientou.

 

*Texto elaborado em parceria com o ChatGPT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *