A professora da Unesc, Gislene Camargo publicou a segunda obra de sua autoria. Com o selo da Editora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Ediunesc), o livro infantil da professora e coordenadora-adjunta do curso de Pedagogia intitulado “A Corujinha Irritada”, foi divulgado em forma de contação de histórias com ilustrações da sobrinha e acadêmica de Direito, Lara Antônia Bedin.
Devido ao grande sucesso da primeira obra da autora, com o título de “A Matilde” , Gislene foi instigada a produzir seu segundo livro, ambos escritos durante a pandemia. O evento, organizado pela coordenação do curso de Pedagogia, Ediunesc e autora, foi direcionado a todas as idades.
Sobre a nova obra, ela salienta que nada tem a ver com ficar impaciente ou com raiva, pois todos os sentimentos são bem-vindos. “É uma reflexão sobre as suposições que fazemos em relação aos sentimentos dos outros. Para saber como o outro se sente, é preciso chegar mais perto, ouvir sem julgar e oferecer amizade. A resposta para esse mistério está na obra de Gislene Camargo”.
Estiveram presentes no lançamento o editor-chefe da Ediunesc, professor Dimas de Oliveira Estevam e a Editora Ana Paula Locatelli, além da coordenadora do curso de Pedagogia, Andrea Rabelo Marcelino, acadêmicos e professores.
Leitura acessível
A autora destaca que, além das crianças, o livro é destinado aos estudantes de Pedagogia em formação. “Este é um momento oportuno para os futuros professores e os novos acadêmicos que estão ingressando, permitindo-lhes entrar em contato com o mundo da literatura e reconhecer a importância da narração de histórias para as crianças”, explica.
O editor-chefe da Ediunesc, professor Dimas De Oliveira Estevam, relatou a importância de atingir um público infantil e como o livro impresso tem sido valorizado novamente. “Apoiamos a publicação porque reconhecemos o papel fundamental da editora em colaboração com a Universidade, contribuindo para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão”, citou.
A coordenadora do curso de Pedagogia da Unesc, professora Andrea Rabelo Marcelino, comenta que o papel do pedagogo é oportunizar diferentes experiências.
“A obra ‘A Corujinha Irritada’ é uma forma de mostrar aos nossos estudantes como é gratificante trabalhar com a educação infantil, especialmente durante as etapas de alfabetização e letramento. É a maneira pela qual a professora Gislene possibilita que as crianças abordem as diversas questões que a sociedade nos apresenta, mesmo em um contexto desafiador”, relata.
Expansão
A EdiUnesc é uma editora universitária, prestadora de serviços editoriais. Divulga a produção intelectual e científica dos professores e estudantes da Universidade e de outras Instituições. É composta por um Conselho Editorial formado por professores doutores de diversas áreas do conhecimento.
Ao longo dos anos, a Editora Unesc instituiu os selos “Saber Acadêmico” e “Saber Comunitário”, que visam abarcar as propostas de publicação não absorvidas por seu “Selo Científico”. Assim, oportuniza a divulgação de trabalhos universitários e o atendimento à comunidade em geral, socializando em linguagem acessível e concisa conhecimentos e experiências relevantes no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como experiências socioeducativas realizadas fora do ambiente universitário.
Além de ser associada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), a Ediunesc permite que as obras publicadas tenham divulgação na fanpage da Editora, jornais e sites da região e também em âmbito nacional. Inclusive as obras ficam no catálogo de publicações da Editora, que possui um grande número de acessos. A Ediunesc possui Livraria própria para comercialização das obras e parceria com instituições na América Latina .
Para conhecer a Ediunesc ou publicar uma obra, basta acessar o link https://www.unesc.net/editora/quero-publicar-um-livro ou visitar pessoalmente a editora no Bloco Administrativo.