Em visita ao Sul do estado nesta quarta-feira (28/02), o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, formalizou juntamente com o Município, com a Associação Empresarial de Criciúma (Acic), e a Unesc, a governança do Centro de Inovação de Criciúma, o CRIO. A Universidade Comunitária ficará encarregada pela administração do empreendimento, que fica localizado no antigo Complexo Nereu Guidi, no Centro, e será inaugurado na segunda quinzena de abril.
O primeiro encontro do dia ocorreu nas dependências da Unesc, seguido por uma reunião na Prefeitura. Também participaram da formalização a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o prefeito Clesio Salvaro, o presidente Acic, Valcir Zanette, o secretário Geral de Governo Arleu da Silveira, além de membros do Conselho Municipal de Inovação.
“O CRIO representa um marco crucial para o desenvolvimento da região e estado. Este espaço não apenas fomentará a colaboração entre empresas, instituições de pesquisa e startups, mas também estimulará a criatividade, o empreendedorismo e a geração de empregos qualificados. É um investimento estratégico que impulsiona a economia local, posicionando a região como um polo de excelência em inovação e tecnologia”, disse a reitora.
Para o prefeito Clésio Salvaro, o Centro de Inovação de Criciúma emerge como um farol de transformação, impulsionando o desenvolvimento social, econômico e tecnológico da região. “Ele configura-se como um espaço físico e virtual vibrante, onde ideias inovadoras florescem e soluções criativas ganham vida. Será o catalisador da transformação, impulsionando Criciúma no cenário nacional e internacional como um polo de inovação e referência para o desenvolvimento regional”, comentou Salvaro.
A Unesc, detentora dos direitos do imóvel, obteve apoio do Governo do Estado, Fapesc, Prefeitura e Câmara de Vereadores para recuperar o prédio, em um contrato de cessão por 20 anos. O CRIO faz parte da Rede Catarinense de Centros de Inovação, liderada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Fett compartilhou os avanços conquistados em projetos estratégicos como esse. “Obtivemos avanços em projetos importantes como a governança do Centro de Inovação de Criciúma e o fortalecimento da Rede de Centros de Santa Catarina. Também visitamos as obras do Centro, previsto para inaugurar em abril e que será uma importante entrega do Governador Jorginho Mello para fomentar o empreendedorismo, a inovação e a tecnologia em Criciúma e região”, destacou o secretário.