A Unesc está dedicada a fortalecer os vínculos entre a academia e a educação básica por meio de sua Comissão de Formação Continuada Externa. Nesse sentido, deu início, nesta semana, a uma série de encontros de capacitação continuada voltados para profissionais da Educação. Nessa quarta-feira (7/02), os municípios beneficiados foram Siderópolis e Pedras Grandes.
Em Siderópolis, a primeira etapa do encontro contou com a presença do professor doutor Richarles Souza de Carvalho, abordando a temática “O/a professor/a e os desafios da atualidade: – Planejamento e Avaliação”. O evento reuniu professores e gestores da Educação Infantil e Séries Iniciais da Rede Municipal de Siderópolis.
“Foi um momento enriquecedor de interação, reflexão e dinâmicas, proporcionando aos profissionais da educação um espaço significativo para iniciar o ano de 2024 com aprendizagem contínua”, disse a professora Wânia Inácio da Silva Ramos, uma das responsáveis pela Formação Continuada.
A formação busca fortalecer o processo de ensino e aprendizagem, promovendo uma abordagem centrada na transformação do estudante como sujeito histórico protagonista.
Pedras Grandes
Em parceria com o município de Pedras Grandes, a Universidade realizou os primeiros encontros de formação no mesmo dia. Pela manhã, aproximadamente 70 profissionais da educação participaram da formação com a temática “Educação Especial – Inclusão”. No período da tarde, os temas foram adaptados de acordo com a especificidade de cada segmento.
Os profissionais da Educação Infantil receberam formação sobre “A BNCC e a Educação Infantil”, enquanto os profissionais do Ensino Fundamental I discutiram suas “atribuições e responsabilidades” e “a BNCC e o Ensino Fundamental I”. As formações foram conduzidas pelas professoras Bruna Dal-Bó Fernandes, Taina Silva Candido Toscan e Claudia Milanez Sachet, proporcionando momentos de partilha de experiências e construção de novas aprendizagens.