Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Professor da Unesc Oscar Montedo é um dos
indicados de SC ao Prêmio Confap

Oscar é indicado à Categoria Pesquisador Inovador (Foto: Marciano Bortolin/ Arquivo)

O professor e pesquisador da Unesc, Oscar Klegues Montedo, está na seleta lista de indicados de Santa Catarina ao Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à Ciência, Tecnologia & Inovação. A iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) tem foco no reconhecimento em nível nacional as boas práticas de pesquisadores e profissionais de comunicação. Pelo destaque estadual, Montedo representa Santa Catarina na categoria Pesquisador Inovador – Inovação para o Setor Empresarial.

Contar com o colega entre os indicados do Estado, para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, representa os resultados dos esforços do professor associados ao apoio institucional ao longo dos anos, que nos orgulha ao levar o nome da Unesc e sua marca de excelência ao país. Professor Oscar representa todos os nossos professores pesquisadores dedicados e diferenciados. Somos uma Universidade reconhecida pela qualidade no Ensino, na Pesquisa, na Extensão e na Inovação, e não é por acaso. É por termos profissionais excepcionais como este que nos representará em alto nível entre os principais pesquisadores do país e dos altos investimentos aplicados pela Unesc nas dimensões da Pesquisa e da Inovação”, aponta.

As iniciativas reconhecidas entre as melhores do país no Prêmio Confap são realizadas pelas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) no Brasil, e gestores e técnicos de agências de fomento, que tenham desenvolvido ações e procedimentos criativos, diferenciados, inovadores, eficientes e eficazes no fomento ao desenvolvimento e execução da Política Nacional de CT&I e, que por consequência, tenham potencializado a interação entre academia, setor produtivo, governo e sociedade.

Representar a Universidade e o estado, conforme Oscar, lhe remete a um sentimento de ainda maior comprometimento à Instituição, à ciência e à Pesquisa. “Me senti muito feliz e grato à Unesc por indicar meu nome para concorrer ao Prêmio. Foi um privilégio poder participar da etapa estadual, representando uma Universidade Comunitária como a nossa Unesc, com tanta tradição na Pesquisa e Inovação, e com tantos pesquisadores de destaque”, garante.

“Ter sido contemplado com o primeiro lugar na etapa estadual na categoria Inovação para o Setor Empresarial me trouxe alegria e despertou um senso ainda maior de responsabilidade, afinal, representarei a Unesc e todo o Estado na etapa nacional. Além disso, estarei representando outras três Instituições de Ensino Superior da Acafe, a Uniplac, a Univille e a UNC, já que sou docente permanente do PPGSP, em associação destas IES com a Unesc”, frisa o pesquisador.

A possibilidade de conquistar o destaque, de acordo com Oscar, é viabilizada graças à atuação em uma Universidade diferenciada, que investe em Pesquisa e Inovação. “Estamos em uma Instituição excepcional, que pretende estar cada vez mais próxima da sociedade e que dá as melhores condições aos seus pesquisadores, em especial aqueles que estão nos Programas de Pós-Graduação, para realizarem suas atividades de Pesquisa e Inovação e interagirem com o setor produtivo, no meu caso”, acrescenta.

 

O representante da Unesc

Oscar Klegues Montedo tem graduação em Química Industrial, em Engenharia Química e em Programa Especial de Formação Pedagógica, mestre em Engenharia Química, doutor em Ciência e Engenharia de Materiais e pós-doutor.

Ele atua como professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais; é coordenador-adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos e docente do curso de Engenharia Química da Unesc.

O profissional conta com extensa experiência na elaboração e na execução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas áreas de Engenharia Química, com ênfase em processos químicos, controle de processos, qualidade e produtividade, e de Engenharia de Materiais.

A cerimônia de premiação nacional está prevista para ser realizada em março de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *