Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

A história das duas últimas décadas contadas por quem ajudou a construí-la

Lançado na Unesc, livro de João Paulo Messer é composto por 20 entrevistas. (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc e Notuurno)

Criciúma e região são construídas por diversas personalidades e lideranças que se dedicam a segmentos como política; economia; social; esporte; entre outros. Nos últimos 20 anos, muitas delas passaram pelos estúdios da Rádio Eldorado, mais especificamente pelo Programa João Paulo Messer e, por meio dos microfones da emissora, apresentaram os seus pensamentos e deixaram lições de vida que incentivam outras pessoas.

Agora, além de ter a voz destas personalidades gravadas, os ensinamentos tomam as páginas do livro  “Política e Economia pela Voz do Microfone”, de autoria do comunicador João Paulo Messer, lançado em cerimônia realizada no auditório Ruy Hülse, na Unesc, na manhã desta segunda-feira (18/12).

“As circunstâncias em que eu assumi esse programa em agosto de 2003, me impuseram ao longo desses 20 anos, quase que uma luta diária no exercício do jornalismo, que é o de mediar várias situações, de levar a informação com muita fidelidade. Para as pessoas que viveram naquela época, estes 20 anos são ainda mais significativos porque foi uma transformação muito grande na cidade”, relata Messer.

“Hoje, eu estou com vários concorrentes no horário, mas na época este era o único programa.  Eu o assumi em circunstâncias bastante adversas para a lógica do jornalismo e, desde então, sou instigado a contar algumas dessas circunstâncias vividas ao longo desse tempo”, acrescenta.

Incentivos

Durante o lançamento, Messer entregou um exemplar para cada um dos entrevistados que faz parte do livro. “Eu escolhi estas personalidades porque foram as mais intensas durante essas duas décadas. Além disso, traço uma linha dos principais acontecimentos e, claro, abro o livro falando um pouco da minha história”, relata Messer, ressaltando a homenagem ao empresário Henrique Salvaro, que acreditou no comunicador em 2023. 

Ele ainda enfatiza a presença da reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) nas páginas da obra.

“A presença da reitora se dá em um momento em que ela é simplesmente citada em todos os eventos, reconhecida em todos os prêmios, seja na área científica ou acadêmica”, cita.

Convergência

A reitora, por sua vez, descreve o sentimento em receber o evento na Unesc. “É um privilégio que o João Paulo Messer nos concede em fazer o lançamento mestre, em ter estas autoridades, estas personalidades na nossa Universidade. Todos os homenageados têm pontos de convergência. O primeiro deles é o trabalho incansável para o desenvolvimento da cidade e da região; o segundo é a paixão que têm pela cidade e pela região, a vontade, o desejo de fazer melhor para colocá-las sempre em destaque. E, por fim, a incrível capacidade de liderança em cada uma das áreas que representam”, comenta.

“Admiro a forma como o Messer trata a informação e como permite o contraditório, que não joga informações soltas no ar, sempre permitindo com que o outro lado seja ouvido para que o público tire as próprias conclusões. Uma diferença imensa naquilo que eu considero como o bom jornalismo e a informação a serviço da comunidade e da tomada de decisão, porque nós, que fazemos gestão, também tomamos decisões com base na informação, no bom jornalismo e reconhecemos que o João Paulo faz um papel brilhante”, pontua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *