Os moradores do Bairro Comerciário e do Centro tiveram, neste sábado (16/12), a oportunidade de receber orientações sobre saúde em ação realizada pela Secretária de Saúde de Criciúma com o apoio da Unesc.
Por meio da Diretoria de Extensão, a Unesc colaborou com a participação dos acadêmicos bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde), com o curso de Nutrição presencial e em modelo a distância, de Araranguá, levando orientações sobre o reaproveitamento dos alimentos.
Na oportunidade, profissionais da área da saúde do Município realizaram ainda aferição de pressão arterial, testes de glicemia, além de orientações sobre a saúde do homem e da mulher e aplicação de técnicas de alinhamento de coluna nos moradores. O evento foi realizado na Praça Maria Rodrigues.
“Nesta importante ação a Unesc, novamente, marca a sua presença na comunidade, encerrando o ano com ações comunitárias por meio dos nossos estudantes que oportunizam experiências distintas para a comunidade. São momentos em que a gente combina saberes e constrói juntos iniciativas para tornar a vida das pessoas mais leve, mais saudável. Então, estar nesse sábado aqui na Praça é, mais uma vez, uma grande oportunidade de a gente mostrar o que é uma Universidade Comunitária como a nossa, presente até no final de semana na vida das pessoas”, comentou a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes.
Conforme a presidente da Associação de Moradores do Bairro Comerciário, Fátima Guimarães, o objetivo da iniciativa é movimentar a Praça, onde as famílias podem ir e vir com total segurança. “Estamos trabalhando para revitalizar este espaço como local para o passeio dos nossos residentes. Nós iniciamos um movimento aqui na Praça Maria Rodrigues no dia 30 de novembro com a terceira edição do Natal Iluminado e a primeira edição do Natal Solidário e. hoje estamos concretizando esta ideia com esta ação da Prefeitura com a Unesc”, explicou.
Para a acadêmica da quinta fase do curso de Nutrição Luciana Rabelo, o objetivo é conscientizar a população sobre o desperdício de alimento. “Hoje é exorbitante, o quanto é desperdiçado nas nossas casas. Repassamos informações para alertar, principalmente as donas de casa, sobre o reaproveitamento dos alimentos. Trouxemos vários tipos de receitas utilizando a casca de alimentos, que normalmente são jogadas fora. Também informamos que a casca, antes descartada, é mais rica em nutrientes que a própria polpa de fruta. As pessoas veem com bons olhos as nossas dicas”, avaliou.
Galeria de Fotos: