Cerca de 40 alunos da quarta série do Ensino Fundamental I – Anos Iniciais, do Colégio Unesc participaram do Projeto Golfinhos, iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Durante as duas aulas, ministradas pelo Cabo Thiago dos Santos José e pelo 1° Sargento Laércio Pedroso, os pequenos receberam teoria e prática sobre os cuidados individuais e coletivos nos ambientes litorâneos e como proceder, caso se percam dos pais ou responsáveis na praia.
Um dos participantes foi o aluno Mike Gonçalves Morona, de 10 anos de idade, que não conhecia o projeto. “Eu gostei bastante. Eu não conhecia o significado das bandeiras de sinalização usadas nas praias, apenas tinha ouvido falar em águas vivas”, salientou o garoto.
Para a diretora do Colégio Unesc, Marcela Gava da Silva, a realização do projeto é muito importante para os alunos. “Por meio de atividades lúdicas, com diferentes brincadeiras e jogos coletivos, todos aprenderam sobre os cuidados com o mar, piscinas, lagos e rios. Não tenho dúvidas de que o projeto terá continuidade nos próximos anos”, afirma.
Ao fim do curso, os participantes receberam certificado seguido do tradicional “batismo de fogo” do Corpo de Bombeiros, ou seja, um banho coletivo com a água da mangueira do caminhão de combate à incêndios, que encantou a todos com as luzes de emergência e som de sirene.
Desde o ano passado, a pedido do comandante da Quarta Companhia Corpo de Bombeiros de Criciúma, os militares levam esse conhecimento para o maior número de escolas possível.
O projeto
O projeto Golfinhos foi desenvolvido em 1998, pois os Bombeiros catarinenses perceberam que haviam muitas ocorrências com crianças entre seis e 12 anos.
“Inicialmente o projeto foi realizado nas praias, mas percebemos que nem todas as crianças têm acesso às praias. Em 2014 começamos a trazer essa ação para as escolas”, destacou o 1° Sargento Pedroso.
As escolas que tenham interesse em receber o projeto Golfinhos podem entrar em contato com a sede da corporação criciumense através do email 4b3ch@cbm.sc.gov.br ou telefonando no número (48) 3403-1550.