Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Unesc participa do Seminário Estadual do Proesde

Universidade desenvolve diversas atividades por meio do programa. (Foto: Divulgação)

Integrantes da Unesc participaram do último Seminário Estadual do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde), que ocorreu no Centro Universitário de Brusque (Unifebe). Representaram a Instituição os professores da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Geiziane Laurindo de Morais e Abel Corrêa de Souza, além de seis bolsistas 

O Proesde é uma política pública educacional que engloba atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, focadas na formação do estudante como cidadão e profissional capaz de intervir e contribuir em seu contexto regional. Isso é alcançado pela articulação entre sua formação acadêmica e o desenvolvimento educacional e socioeconômico da região.

“Foi um momento no qual as universidades participantes compartilharam suas experiências relacionadas às atividades, ações e projetos desenvolvidos por meio do Proesde”, relata a professora Geiziane.

A Unesc, por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, desenvolve ações vinculadas ao Projeto Vivercom Edição Proesde 2023 em Criciúma; Araranguá; São João do Sul e Imaruí. “Os objetivos incluem a busca pela interdisciplinaridade, interação entre a universidade e a sociedade, desenvolvimento de atividades de extensão universitária para estimular o desenvolvimento regional com inclusão social”, conta.

As atividades abrangem temas como auriculoterapia, contação de histórias, direitos do consumidor, higiene e saúde bucal para crianças, oficina de compostagem, orientações sobre a saúde do homem e da mulher, plantas medicinais, serigrafia artesanal, entre outras. A Unesc também realizou trabalho de jardinagem e revitalização de praças em Criciúma e Araranguá.

Em Imaruí e São João do Sul, as atividades foram voltadas às escolas municipais com foco no público jovem e adultos matriculados no Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). “O objetivo foi proporcionar conhecimento sobre geração de trabalho e renda, com inclusão social por meio de capacitação empreendedora. Durante o Seminário Estadual do Proesde, percebemos que as iniciativas compartilhadas pelas instituições foram importantes para o desenvolvimento regional, fornecendo orientações e disseminando conhecimento para muitas pessoas”, ressalta o professor Abel Corrêa de Souza.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, enfatiza que as atividades da Unesc nessas cidades tiveram impacto positivo, cumprindo sua missão de ser uma Universidade Comunitária. “Expressamos nossos parabéns pelo empenho dos bolsistas nas ações, bem como agradecemos aos gestores das cidades que receberam as iniciativas, confiando em nosso trabalho”, cita. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *