Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Acadêmicos e professores da Unesc participam de ação de conscientização na praça Nereu Ramos

O evento teve o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de aprender as manobras de reanimação cardiorrespiratória. (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc)

Acadêmicos e professores do curso de Enfermagem da Unesc marcaram presença na Praça Nereu Ramos, em Criciúma, para uma ação de extrema importância: o Reanimação Cardiopulmonar (RCP Day) – Suas Mãos Podem Salvar Vidas. Em parceria com a Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o evento, que correu na manhã deste sábado (25/11), teve como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância de aprender as técnicas de reanimação cardiorrespiratória.

A iniciativa buscou oferecer à comunidade a oportunidade de aprender os procedimentos corretos para realizar a reanimação cardiorrespiratória de maneira eficaz. “Esses procedimentos são fundamentais para a sobrevivência, gerando resultados positivos para pacientes em situações de emergência que necessitam e aguardam o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)”, mencionou a coordenadora da clínica de Enfermagem, professora Zoraide Rocha.

A moradora do bairro Sangão, a aposentada Arlete Alessio Duminelli, fez questão de marcar presença no evento com o intuito de ampliar seus conhecimentos. Ela compartilhou que, recentemente, passou por uma situação delicada com um conhecido que teve uma crise convulsiva. Esse episódio a levou a refletir sobre a importância de saber agir em casos de emergência.

“Considero esta iniciativa extremamente relevante e valiosa. Ao participar, adquiri mais conhecimento para agir prontamente e salvar uma vida, especialmente em situações de engasgo”, afirmou.

“Esta iniciativa é extremamente valiosa para a comunidade em geral, os profissionais da saúde e os estudantes. Infelizmente, muitas vezes testemunhamos situações adversas devido à falta de conhecimento. Hoje, aqui, temos uma oportunidade não só de aprender, mas também de compartilhar e disseminar o conhecimento adquirido para ajudar outros”, enfatizou Zoraide.

“O RCP Day veio de uma necessidade levantada pelas nossas equipes que fazem o atendimento pré-hospitalar. Muitas vezes, os pacientes não estão sendo assistidos como deveriam, e a gente sabe que a RCP precoce dá uma sobrevida muito maior para esses pacientes acometidos de uma parada cardiorrespiratória”, destaca o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Durante o evento, socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas e os acadêmicos de Enfermagem conduziram oficinas práticas de RCP gratuitamente para a população. 

A ação também contou com a colaboração do Instituto Maria Schmitt (Imas) e Gerência de Educação em Urgências (Gereu).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *