Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Eventos

Professora e egresso da Unesc conquistam prêmio estadual de Arquitetura e Urbanismo

A premiação será entregue no mês de dezembro em solenidade a ser realizada em Florianópolis

O egresso Antonio Danilo da Silva Magalhães e a professora Rúbia Carminatti Peterson, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, serão agraciados com um prêmio de destaque no campo da arquitetura e urbanismo. Ambos receberão uma premiação especial, em dezembro, resultante do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido enquanto acadêmico e orientadora, respectivamente.

O TCC, intitulado “Centro de apoio a crianças e adolescentes com câncer em Criciúma/SC: uma nova sede para a Casa Guido, alinhando a neuroarquitetura e a biofilia no processo de tratamento e recuperação dos pacientes”, foi reconhecido pela seccional catarinense do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SC). O prêmio, em sua 10ª edição para estudantes e a 4ª edição para professores, celebra e destaca o desenvolvimento de pesquisas e práticas inovadoras na área.

O projeto desenvolvido, conforme o estudante, propõe, por meio da arquitetura, abordar os principais anseios e angústias dos envolvidos no tratamento oncológico. Utilizando conceitos da neuroarquitetura e da biofilia, o trabalho teve foco no objetivo de tornar a jornada pós-diagnóstico dos pacientes e suas famílias menos traumática.

O acadêmico foi agraciado na categoria “Prêmio Estudante” sob o tema especial “Acessibilidade”. A professora Rúbia, orientadora do trabalho, também foi homenageada. O projeto inovador visava não apenas à criação de uma nova sede para a Casa Guido, mas também à aplicação de tratamentos baseados na neuroarquitetura, enfatizando a importância da arquitetura no processo de cura e na melhoria da qualidade de vida. Estratégias com a utilização de cores e vegetação foram incorporadas ao projeto.

“Esta instituição desempenha um trabalho admirável ao acolher e amparar crianças, adolescentes e suas famílias que se deslocam para o tratamento oncológico no Hospital São José, localizado na região central da cidade. Atualmente, a Casa Guido opera em um espaço adaptado, sem possibilidade de grandes ampliações. Nesse contexto, torna-se relevante a construção de uma nova sede que possa atender às necessidades desses pacientes e seus familiares durante o delicado processo de tratamento contra o câncer”, comenta o estudante.

“Estamos extremamente satisfeitos, especialmente por esta premiação focada em acessibilidade, uma temática bastante debatida e trabalhada em nosso curso e que apresenta grande relevância”, explica a professora.

Além disso, eles também abordaram no TCC questões de acessibilidade e inclusão. “Os aspectos relacionados à acessibilidade estiveram presentes em todo processo de orientação, pensamos na implementação dos conceitos da acessibilidade tanto nas áreas externas, como acessos por meio de rampas, tratamento das calçadas, bem como nos ambientes internos como banheiros, dormitórios, consultórios, espaços de convívio e lazer, garantindo que todas as pessoas, independente de seu grau de mobilidade, pudessem acessar todos os ambientes projetados. Toda a estrutura foi meticulosamente planejada, com o objetivo de torná-la acessível”, complementou a docente. 

Gratidão

Para a professora, receber esse prêmio foi uma surpresa gratificante. “Ficamos extremamente felizes com essa conquista, pois acreditamos que é um tema que merece uma atenção especial por sua relevância. Incorporamos muitos conceitos significativos ao projeto”, sublinha Rubia.

“Expresso minha gratidão ao curso de arquitetura da Unesc, a todos os professores e a minha família que contribuíram para minha jornada acadêmica, permitindo esse reconhecimento a nível estadual”, enaltece ele.

Acessibilidade

O projeto, segundo a comissão organizadora, se destacou pela atenção aos aspectos ligados à acessibilidade, evidenciando tanto os conceitos externos, como calçadas e acessos, quanto às áreas internas do centro de apoio. Ao abordar questões de acessibilidade e inclusão, os envolvidos buscaram aprimorar o acesso e a experiência de todas as pessoas envolvidas, incluindo as famílias dos pacientes.

Ao reconhecer e valorizar os melhores trabalhos de conclusão de curso e estimular a produção acadêmica, o CAU/SC contribui significativamente para o aprimoramento do ensino e para o debate sobre práticas acadêmicas inovadoras, reconhecendo o papel essencial dos professores na formação dos futuros profissionais de arquitetura e urbanismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *