Ao chegar no Auditório Ruy Hülse na manhã desta segunda-feira (13/11), os concluintes do Terceirão do Colégio Unesc tiveram uma surpresa que deve ser inesquecível: eles foram recebidos por seus familiares para um momento de recordações especiais sobre toda a trajetória escolar de cada um.
Fotos, brinquedos, bichos de pelúcia, flores e, principalmente, cartas entregues pelas famílias arrancaram lágrimas e gargalhadas dos adolescentes que encerram neste ano o período de escola.
A estudante Kimberly dos Santos Marcomin, atleta do Vôlei Mampi, foi recebida com uma grande caixa cheia de recordações. Muito emocionada, a adolescente reconheceu objeto por objeto escolhido pela família.
Para os pais, Sirlene dos Santos e Emerson Marcomin, o momento também é de muita emoção. “Passa um filme na nossa cabeça. Lembramos de tudo, desde o pré-escolar até aqui. Ela veio de escola pública, recebeu bolsa por meio do voleibol, e foi muito bem recebida. Foram anos transformadores e muito marcantes para todos nós”, garantiu a mãe, feliz pela oportunidade de viver esse momento especial junto da filha.
Vanderlei Alamini, pai da aluna Kymberlly Alamini, fez questão de levar flores para a filha, como for de homenagem pela passagem da data especial. “Quando pequenininha ela pedia para estudar na Unesc. Conheceu a instituição por meio do Museu de Zoologia e se apaixonou. Veio para cá no sexto ano e se realizou. Tanto que nem cogita ir para outro lugar. Quer seguir na graduação aqui”, destaca o pai, orgulhoso.
A estudante, que assim como os colegas, recebeu uma lembrança especial das mãos da reitora Luciane Bisognin Ceretta, disse com satisfação à reitora que seu desejo é cursar Artes Visuais na Unesc já no próximo ano. “É meu sonho, que vou realizar aqui”, completou.
Além de presentear os formandos com um caderno da Unesc e uma camiseta do Criciúma Esporte Clube, fato que animou os estudantes, Luciane deixou um recado especial aos alunos.
“Desejo que vocês levem daqui as melhores recordações e que sigam conosco para aqueles que serão mais dos melhores anos das suas vidas. Eu acompanho estudantes que saíram do nosso Colégio Unesc e, mesmo depois de graduados, muitas vezes pós-graduados, falam com muito amor e carinho dos anos que viveram aqui. O Colégio tem essa característica de deixar marcas profundas”, disse.
Preparar esse momento especial e ver a emoção dos alunos, para a diretora Marcela Gava, é uma forma de trazer à tona sentimentos que estavam guardados e agora afloram. “É uma oportunidade de revisitar memórias, refletir e valorizar toda a trajetória que envolve a família inteira. O Terceirão é uma fase momento intensa, de escolhas, cansaço, e esse dia foi preparado que feche à altura de tamanha importância desse ciclo para a vida de vocês todos”, apontou.
Nas palavras de carinho aos alunos, o coordenador do Ensino Médio, Gian Marangoni, incentivou-os a serem protagonistas de suas histórias.
“Minha mensagem de hoje é para que voem e voem muito alto. Todos vocês são capazes de realizar os seus sonhos. Nos dias de descanso, quando as asas estiverem cansadas, lembrem-se do ninho que um dia os acolheu. Já dizia Ruben Alves ‘Para isto existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido’’, mencionou.
As atletas da equipe de vôlei feminino da S.R. Mampituba/Unesc/Radar, que têm as famílias morando em diferentes cidades e estados, foram acompanhadas das colegas de equipe e dos coordenadores do projeto. Elas receberam, ainda, vídeos de suas famílias para o momento especial.
A expectativa da turma agora é para a formatura do Colégio Unesc, que será realizada no dia 2 de dezembro.