Com a presença das autoridades mais renomadas da área de Biomedicina, o curso da Unesc, realizou na tarde de quinta-feira (9/11), a abertura oficial da 9ª Jornada Acadêmica de Biomedicina, no auditório Ruy Hulse. Para iniciar os trabalhos, convidou palestrantes conhecidos nacionalmente e internacionalmente, com o intuito de trazer aos estudantes a amplitude da atuação de um profissional biomédico.
Já no primeiro dia foram cinco experts em suas devidas áreas de conhecimento. Para abrir a jornada, o convidado foi nada mais e nada menos que o biomédico Turíbio Leite de Barro, o primeiro fisiologista esportista do Brasil. Ele trouxe toda a sua experiência profissional, adquirida nos 50 anos de atividades, com o tema: “Fisiologia do Esporte: A Ciência do Exercício”.
No transcorrer da tarde, ainda teve a abordagem da utilização do Hidroxiapatita de Cálcio no uso facial e corporal, apresentado pelo profissional Gustavo Lessing. Na sequência, o presidente do Conselho Regional de Biomedicina de Santa Catarina (CRB), professor Renato Minozzo, conversou sobre a atuação do profissional e destacou a importância do domínio da tecnologia para o aperfeiçoamento profissional. Logo após os acadêmicos ouviram as apresentações dos convidados Maurício Bassuíno e Guilherme da Costa, que trouxeram seus conhecimentos nas suas respectivas áreas de atuação.
Representando a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o pró-reitor de Administração e Finanças da Unesc, José Otávio Feltrin, parabenizou os organizadores pelo enriquecedor evento. “São poucos os cursos que conseguem reunir um número tão expressivo de estudantes em uma Jornada Acadêmica. A nossa Universidade sempre busca proporcionar e deixar livre as pessoas para crescerem através do conhecimento. Um evento desta magnitude, sem dúvida nenhuma, vai fazer vocês terem outros olhares a partir de hoje até o encerramento no sábado. São a partir desses momentos que nós visualizamos o nosso futuro e construímos nossa trajetória profissional”, avaliou.
Para a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, a Jornada é idealizada para que todos possam aprender juntos. “É uma proposta de formação que realmente complementa a vida de um acadêmico. O cavalo passa encilhado só uma vez e o de vocês está passando agora. Subir neste cavalo carregado de informações é uma decisão de cada um. Dentro dessa informalidade, dessa alegria, dessa diversão toda, existe muita opção de conhecimentos O curso sozinho não faz de você ser um ótimo profissional, então faça uma história de vocês diferente, montem já nesse cavalo, se aprofundem e busquem todas as oportunidades que o momento está oferecendo fora da sala de aula”, comentou.
Para o coordenador do curso, Hugo Galvane, a Jornada de Biomedicina é um evento cujo objetivo é aproximar os estudantes dos principais nomes da área. “Nosso intuito é trazer conhecimento e mostrar o quanto a atuação do biomédico está crescendo dentro do mundo do trabalho e da versatilidade de poder atuar em várias frentes. Estamos muito felizes com a proporção que o evento tomou, com mais de 250 inscritos e agradecemos,obviamente, a todos que contribuíram para o sucesso da Jornada e a nossa reitoria que apoia as nossas iniciativas, pensadas com carinho para os nossos acadêmicos”, agradeceu.
Segundo o presidente da comissão organizadora do evento, professor Guilherme Bianchini, a expectativa é enorme devido aos personagens que se farão presentes durante os três dias.
“A Jornada vem se fortalecendo bastante e correspondendo com a expectativa de todos. A participação dos alunos é expressiva, inclusive de outros cursos. Realmente estamos felizes com o evento. Esta é uma Jornada estruturada para enriquecer o currículo acadêmico e profissional de todos. Nosso foco foi trazer a maioria das áreas de habilitação ou áreas de atuação do Biomédico. Acredito que atingimos o objetivo”, avaliou.
Representando os estudantes, a presidente do Centro Acadêmico, Daiane Zeferino, agradeceu a oportunidade de estar participando da organização. “Parabenizo a todos os professores que se empenharam ao máximo, principalmente ao Guilherme, presidente da Jornada acadêmica deste ano. Ele se empenhou, junto com os coordenadores do curso, para trazer os melhores profissionais para nós estudantes, e oferecer um grande conhecimento em várias áreas, onde o biomédico pode atuar”, definiu.