Após dois anos de intensas atividades, as oficinas de empreendedorismo do Programa de Ensino Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) chegaram ao fim. As ações foram ministradas para as turmas do Encceja das escolas municipais Portinho Bittencourt, em Imaruí, e Prefeito Quintiliano João Pacheco, em São João do Sul, sob a orientação do professor Abel Corrêa de Souza, com a colaboração dos bolsistas.
No encerramento, cada uma das instituições de ensino recebeu dois projetores e cinco Chromebooks, como parte integrante do projeto Proesde, nos dias 31 de outubro e 01 de novembro de 2023.
“Foi um momento emocionante, marcado pela gratidão e honra de todos os envolvidos em relação à parceria estabelecida entre a Unesc e os municípios. Eles expressaram seu desejo de que essa colaboração continue, desenvolvendo outras atividades benéficas para as comunidades locais. A presença ativa da Universidade nas escolas foi reconhecida como um diferencial para a educação básica, enriquecendo a experiência dos alunos e aprimorando o ensino ministrado pelos professores”, salienta a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
A entrega dos materiais foi realizada pelos professores Abel e Geiziane Laurindo de Morais, membros da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, sendo que em Imaruí, o momento ainda contou com a presença do secretário de Educação Sérgio Jeremias; do diretor Wander Luiz e dos professores da escola. Em São João do Sul estavam presentes o prefeito Moacir Francisco Teixeira; a secretária de Educação Rita Aparecida da Silva Laureano, a diretora da escola Fabrícia de Jesus Rodrigues Alves; a coordenadora do Encceja Juciléia Camilo Moraes Scandolara, além de professoras.