Está lançado o desafio: até sexta-feira (10/11) os acadêmicos dos cursos de Ciências Econômicas, Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos da Unesc estarão unidos em torno de 20 ideias para solucionar problemas de instituições de cunho social da região. Nesta segunda-feira (6/11), foi aberto oficialmente o projeto, intitulado Desafio Econotec – Semana Acadêmica dos Cursos de Graduação em Gestão e Ciências Econômicas, em encontro entre coordenações, professores, estudantes e representantes das organizações convidadas.
Representando a reitoria da Instituição, a pró-reitora de Ensino Graziela Amboni convidou os estudantes a darem seu melhor diante do desafio proposto e enalteceu a iniciativa dos cursos em preparar uma Semana Acadêmica tão diferenciada e com o DNA da Unesc.
“Fico muito feliz e entusiasmada com essa proposta. Essa Semana já é um case de sucesso no qual verdadeiramente unimos nossos conhecimentos ao mundo real, com resultados expressivos para a comunidade. Isso é Graduação Multi. Isso é Unesc”, enalteceu.
A proposta, conforme o coordenador do curso de Ciências Econômicas, Thiago Rocha Fabris, é tirar os estudantes da zona de conforto e oportunizar que estejam em contato com situações reais unindo duas grandes bases do aprendizado atual: a inovação e o aspecto social. “Aproveitem essa oportunidade para vivenciar tudo o que a atividade propõe. Será um momento de pensar coletivamente, unir esforços, expertises e focar em ideias que possam de fato colaborar com situações vividas no dia a dia das instituições”, comentou.
De acordo com o coordenador dos cursos de Gestão, Volmar Madeira, a formação de equipes com integrantes de diferentes cursos e fases oportunizará uma experiência verdadeiramente “multi”. “Pensamos em uma Semana Acadêmica diferente, aliada à proposta da Graduação Multi, e com a qual os acadêmicos aprendessem na prática, contribuindo com o ecossistema regional. Temos a confiança de que sairão grandes projetos daqui”, realçou.
Para apresentar o conceito de Inovação Social e convocar os estudantes a mergulharem de cabeça na proposta, a convidada da noite para uma rápida palestra de contextualização foi a professora Melissa Watanabe. Ao final de sua explicação, a professora deixou o questionamento aos participantes sobre qual o envolvimento de cada um em ações sociais atualmente e a forma como esse tipo de atividade pode contribuir com o trabalho de instituições reconhecidas como as que estão envolvidas no projeto.
Convite ao desenvolvimento
A dinâmica da atividade foi apresentada ao público na noite de abertura pelo agente de inovação da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Unesc, Christian Engelmann.
“Este é um convite que vocês participem de uma proposta que já comprovadamente certeira: colocar pessoas com habilidades diferentes e um mesmo propósito. Quando não saem negócios excelentes, saem acadêmicos excelentes”, provocou.
Na oportunidade, já foram apresentados os 20 grupos contendo representantes da 1ª, 2ª e 4ª fase de Processos Gerenciais; 1ª, 2ª e 4ª fase de Recursos Humanos; 1ª a 9ª fase de Ciências Econômicas.
Na proposta apresentada, as funções dos estudantes nas equipes, de acordo com Volmar, serão amplas e envolverão criatividade, comunicação, pensamento crítico, colaboração, conhecimento multidisciplinar, conhecimento em Tecnologia da Informação, gestão, entre outras habilidades, comandadas por um líder, eleito pelo grupo, sempre com supervisão e auxílio dos professores.
Participam da ação o Abrigo Institucional Paraíso da Criança, o Asilo São Vicente de Paulo, a Associação Abadeus, a Associação Beneficente Nossa Casa, o Bairro da Juventude, a Casa da Infância, a Casa Guido, a Happy Face Associação Beneficente, a Nova Ama – Amigos dos Autistas e a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara.
Programação qualificada
Nesta terça-feira (7/11) os grupos participarão de oficinas para se prepararem para a formulação do projeto final. “Ao longo da semana, especialmente nas noites de quarta e quinta-feira (8 e 9/11), as equipes já deverão apresentar a ideia de produto ou solução e de modelo de negócio para uma banca avaliadora. E na sexta-feira (10/11), ocorrerá a grande apresentação dos pitches e anúncio das equipes vencedoras”, detalha Madeira.