Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Educação

Ranking de Universidades Empreendedoras: acadêmicos devem responder pesquisa

Avaliação que mede cultura empreendedora, inovação e extensão precisa de participação dos acadêmicos para Unesc figure em destaque (Foto: Mayara Cardoso/ Arquivo)

Os esforços para alavancar cada vez mais a atuação da Unesc no que diz respeito ao empreendedorismo, à inovação e à extensão colocam a Universidade em destaque em diversas premiações estaduais e nacionais. Dessa vez, a Instituição participa do Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), promovido pela Brasil Júnior.

O Ranking, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, tem o propósito de medir a cultura empreendedora, a inovação e a extensão nas Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país ao mesmo tempo em que mensura suas capacidades de internacionalização, infraestrutura e atração de capital financeiro. “Essa é mais uma importante ferramenta de avaliação que se soma aos demais esforços da Instituição em elevar cada vez mais a qualidade do ensino”, destaca.

Na última edição, em 2021, a Unesc conquistou a 8ª colocação nacional no que diz respeito à Infraestrutura; o 9º lugar em Cultura Empreendedora e figurou ainda no 4º lugar entre as universidades inovadoras de Santa Catarina.

A expectativa para este ano, conforme a gerente da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt), Elenice Engel, é de que os estudantes se mobilizem para responder a pesquisa, que é rápida e de extrema importância para mais este reconhecimento ao movimento da Unesc em prol da inovação.

“As respostas serão sigilosas e servirão para que o Ranking mapeie a percepção dos próprios acadêmicos sobre a mentalidade empreendedora da Universidade. A estimativa é de que demore até dez minutos para responder. Nesse tempo, cada um poderá opinar sobre suas percepções em tordo do estímulo à inovação”, destaca Elenice.

Além das respostas, a avaliação usa também como subsídio para a formação do ranking a forma como a Instituição se posiciona e dados de fontes secundárias.

Mais do que enaltecer as entregas da Universidade, conforme a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, o bom resultado em pesquisas como esta qualifica ainda mais a formação do acadêmico. “Essas são formas de avaliarmos o cenário, identificar pontos de melhoria e pontos nos quais estamos nos destacando. Isso faz com que a Universidade potencialize ainda mais seu trabalho e, logo, siga evoluindo na entrega de excelentes profissionais ao mundo do trabalho”, acrescenta.

O questionário é voltado para estudantes de graduação ou recém-formados de universidades públicas ou privadas e Institutos Federais. Na última edição do projeto, mais de 24.000 participantes contribuíram para o melhor entendimento da educação superior brasileira, por meio desta mesma pesquisa.

A pesquisa pode ser acessada no link pt.surveymonkey.com/r/NHWBQTL com prazo máximo de resposta até o dia 6 de novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *