Os profissionais com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) interessados em participar dos programas de Residência Médica em Pediatria e em Ginecologia e Obstetrícia; e Medicina da Família e Comunidade da Unesc ganharam um tempo a mais para fazer a inscrição. O prazo foi prorrogado até esta quarta-feira (25/10).
A inscrição pode ser efetuada por meio do www.acm.org.br.
A Unesc possui três programas próprios que contam com toda a sua expertise na formação de novos médicos: Medicina da Família e Comunidade; Ginecologia e Obstetrícia; além de Pediatria.
Especialização
A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos e médicas, sob a forma de curso de especialização. No quadro de vagas, estão contempladas as vagas credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) e com bolsas garantidas pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Pró-Residência.
“Os Programas de Residência Médica são a melhor maneira para ampliar as competências clínicas em uma determinada área da Medicina. Após concluir um curso de residência, deixamos de ser generalistas e passamos a ser especialistas”, comenta o coordenador da comissão de Residência Médica, Arthur Tavares Corrêa Dias.
A classificação final, após análise e julgamento dos recursos, será divulgada no site da Unesc até o dia 22 de dezembro. Já a data da primeira chamada para matrícula será nos dias 15 e 16 de janeiro de 2024. O edital está disponível no link: https://unesc.net/residenciamedicinaunesc.
“Estes programas capacitam os médicos para que eles entendam as necessidades das comunidades, prevenir doenças e promover estilos de vida saudáveis, assim como o acompanhamento de gestantes, parto e puerpério, saúde da mulher e o cuidado infantil desde prevenção de doenças até cuidados de urgência e emergências. A Saúde integral da família é contemplada pela residência de Saúde da Família e Comunidade”, ressalta a coordenadora do curso de Medicina da Unesc, Maria Inês da Rosa.