A recenseadora Institucional Anne Marie Scoss e a auxiliar Júlia dos Santos Gonçalves, do setor de Avaliação Institucional (Seai), da Unesc, estarão em Brasília para apresentar uma oficina no 8º Encontro Nacional do Censo da Educação Superior (Ences). Elas abordarão a temática “Compartilhando Experiências: Sinergia para o Censo da Educação Superior”.
O evento acontece entre os dias 25 e 26, no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizado pela Coordenação-Geral do Censo da Educação Superior, da Diretoria de Estatísticas Educacionais (CGCES/Deed).
O encontro é direcionado às Instituições de Educação Superior (IES), tendo como público principal os Recenseadores Institucionais (RI) e os Auxiliares Institucionais (AI), responsáveis por declarar os dados da IES no sistema de coleta do Censo da Educação Superior.
Na oportunidade serão abordados, entre outros temas, as estatísticas do Censo 2022, as perspectivas para a coleta do Censo 2023, e para a Classificação Internacional Normalizada da Educação (Cine-Brasil), adaptada para os Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica. Essa metodologia é baseada na International Standard Classification of Education – Fields of Education and Training (ISCED-F) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Em 2019 foram selecionadas 15 experiências de boas práticas de preenchimento do Censo da Educação Superior, encaminhadas pelos Pesquisadores Institucionais das respectivas Instituições de Educação Superior (IES). O “Relato de Boas Práticas da Unesc”, foi publicado em 2020, no site do Inep, reconhecimento que deu origem ao convite para a apresentação da experiência em forma de oficina.
Segundo o coordenador do Seai, Thiago Henrique Almino Francisco, a expertise de Anne Scoss é uma contribuição valiosa ao cenário educacional nacional. “Ela contribuirá muito, compartilhando sua experiência no Seai adquirida nesses 10 anos. Isso ficará evidenciado na oficina que ministrará no evento, na apresentação fundamentada nas melhores práticas adotadas na nossa Instituição para o Censo, como retratado na publicação do Instituto”, observou
Para a recenseadora institucional Anne Marie, o convite do Inep para participar do evento nacional demonstra um importante reconhecimento das boas práticas da Unesc junto ao Censo da Educação Superior. “Esse espaço para compartilhar experiências é muito rico em aprendizado para todos os envolvidos, pois permite que se avalie e reavalie metodologias adotadas e, por consequência, se aperfeiçoe e fortaleça esse relevante processo no âmbito das IES, que é o preenchimento do Censo da Educação Superior”. comentou.