Os empresários participantes do projeto Jornada Empreendedora, desenvolvido pelo Núcleo de Empreendedorismo, que é vinculado à Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt), foram recebidos na Unesc, nessa quarta-feira (18/10), para a primeira atividade desta edição.
O objetivo da ação é gerar capacitação de mercado para profissionais que possuem algum negócio. O projeto contará com encontros semanais, às quartas-feiras, totalizando 18 atividades. “Na primeira edição, nós abrimos cinco vagas, pois a ideia é trabalharmos muito próximo dos empresários”, destaca o professor e coordenador do projeto Leonel Luiz Pereira.
Serão abordados seis temas que podem contribuir para o desenvolvimento de cada empreendimento, totalizando 40 horas de formação. No primeiro encontro foi um momento de reflexão no qual a meta era fazer um autodiagnostico sincero de seus negócios, a fim de que cada um soubesse onde e como investem.
Conforme Leonel, os alunos não pagam qualquer valor pelo ensino, apenas precisam se dedicar à oportunidade. Para que possam acessar conteúdos digitais, as aulas serão ministradas em laboratórios de informática.
As pessoas, empresários ou mesmo empreendedores interessados em receber auxílio do projeto podem ficar tranquilos. Segundo Leonel, a Universidade oferece suporte para isso. “Nós vamos reeditar essa jornada em 2024 e talvez com um número de vagas maior. Antes disso, quem precisar de orientação na área de gestão de negócios ou empreendedorismo antes desse período, pode procurar o Núcleo de Empreendedorismo a qualquer momento”, lembrou o professor Leonel. A Aditt, fica localizada no Bloco Administrativo da Unesc – sala 37.
A história de Simone
Simone Bortoluzzi nasceu no Rio Grande do Sul, mas criou-se em terras carvoeiras. Hoje é uma empresária, mas nem sempre foi dona do próprio negócio. Ela possui um diploma de nível superior em Letras com especialização em tradução.
Segundo ela, a faculdade lhe abriu muitas portas para o mercado de trabalho, pois lhe permite atuar em ambientes corporativos há 30 anos, na área de exportação. Hoje ela ainda atua nesse segmento, mas tem no seu empreendimento uma alternativa inovadora de mercado. Simone Bortoluzzi atua também como “personal organizer”.
“Eventualmente a gente faz cursos de capacitação. Meu segmento é um que cresce muito e precisamos oferecer um bom atendimento ao cliente”, ressalta.
Quanto à expectativa em relação ao curso, ela aprova a iniciativa. “Eu acho que é um curso excelente para nos dar um retrato de como está o nosso negócio nesse momento”, afirma a empresária.