A Secretaria da Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc organizou um evento inspirador voltado para as mulheres negras da Instituição. A iniciativa visava criar um espaço acolhedor e informativo para promover a autoestima e o bem-estar das mulheres de pele negra.
“Ao proporcionar um espaço em que as mulheres negras da Unesc podem aprender, se empoderar e compartilhar suas experiências, estamos criando oportunidades que vão muito além da maquiagem. Estamos promovendo a autoestima e a confiança dessas mulheres, e isso é algo verdadeiramente transformador”, disse a coordenadora da Secretaria, Janaína Damásio Vitório.
“Hoje, celebramos não apenas a beleza, mas também a autenticidade e a riqueza da experiência das mulheres negras”, completa ela.
Uma das presenças mais marcantes nesse encontro preparado com muito carinho foi a profissional Letícia Boaroli, educadora de maquiagem e especialista em cuidados com a beleza afrodescendente, que deu dicas valiosas para as participantes.
“Infelizmente, muitas pessoas de pele mais escura enfrentam desafios na busca por profissionais capacitados e produtos que atendam às especificidades de sua tonalidade de pele. Como profissionais, temos a responsabilidade de nos dedicar ao estudo da pele negra, independentemente da nossa própria tonalidade. Essa iniciativa oferece a oportunidade de capacitar mulheres negras a se empoderar com a maquiagem no conforto de seus lares”, comentou.
Durante o evento, que ocorreu na sala 24 do Bloco Administrativo, algumas das participantes compartilharam suas experiências. Suzana Domingos dos Santos Felipe, por exemplo, expressou seu entusiasmo informando que adorou a participação. “Eu adorei esse momento. Antes, eu não sabia que era importante hidratar a pele antes de maquiar. Agora, aprendi essa técnica para fixar melhor o produto, em vez de apenas aplicar a base”, disse.
Deise Sebastião também falou do momento proporcionado pela Secretaria. “Esse momento foi muito especial, pois aprendi coisas que não sabia. Na verdade, existem várias dicas que vão auxiliar no dia a dia. Hoje em dia, é difícil encontrar produtos no mercado que atendam às nossas necessidades, mas agora vou poder me maquiar e me sentir mais bonita no dia a dia”, enfatizou.
Andréia Vicente Antônio, outra participante, destacou o valor das dicas recebidas. “Adorei, não sabia como colocar cílios postiços e fazer o contorno dos olhos. Foram dicas valiosas. Até a base vou mudar a partir de agora porque eu usava o tom de base errado”, explica.
Ao longo de todo o processo de maquiagem, Letícia Boaroli guiou as participantes, fornecendo orientações sobre os produtos mais adequados para cada tonalidade de pele e auxilou na aplicação dos produtos.
No dia 25, na sala 24 do Bloco Administrativo, a partir das 14h, a Secretaria programou a segunda edição da oficina de maquiagem para pele negra. “Será uma oportunidade adicional para as mulheres negras da Unesc celebrarem sua beleza única e aprenderem técnicas valiosas de maquiagem, capacitando-as a expressar sua autenticidade com confiança”, finaliza Janaína que também aproveitou para fazer a sua make.