O município de Araranguá foi palco da 2ª edição do Startup Weekend Desbravadores do Vale, um evento que promove o empreendedorismo e a inovação na região. Durante 54 horas intensas de imersão em educação empreendedora, diversas equipes competiram para desenvolver suas ideias inovadoras, mas foi a equipe Warux a grande vencedora deste ano.
A equipe vitoriosa, composta por acadêmicos dos cursos de Medicina; Matemática; Direito; Design; Análise e Desenvolvimento de Software; e Marketing da Unesc, impressionou os jurados com sua proposta de uma pulseira inteligente voltada para o acompanhamento pós-cirúrgico hospitalar.
O dispositivo foi concebido com o intuito de solucionar o comum problema de gastos excessivos relacionados à readmissão de pacientes após cirurgias. A pulseira monitora continuamente o paciente, coletando dados como pressão cardíaca, batimentos, glicose, temperatura, qualidade do sono, contagem de passos e ainda fornece lembretes para a administração de medicamentos.
Um dos integrantes do grupo vencedor, o acadêmico do curso de Medicina, Robert Cargnin Gonçalves, enfatizou a importância do projeto, afirmando que o compromisso com a proposta é trilhar o caminho rumo a um sistema de saúde mais inteligente, compassivo e financeiramente eficiente, com a recuperação do paciente como a principal prioridade. “Estamos construindo um sistema no qual o cuidado e o apoio são oferecidos em cada etapa do caminho”, disse.
A equipe Warux é composta ainda por: Leonay Camargo Padilha; Willian Gomes da Rosa; Larissa Pereira; Lais Pereira; Gabriel Da Silva; e Abraão Sacaia.
Inspiração
O Startup Weekend Desbravadores do Vale não é apenas uma competição, mas também um evento que visa inspirar empreendedores locais a explorar novas possibilidades de inovação capazes de transformar a economia regional.
Ao longo do evento, que ocorreu recentemente no Centro Multiuso, os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades, estabelecer conexões e aprender sobre as nuances do empreendedorismo.
O evento segue a metodologia da aceleradora americana Techstars e já foi realizado em mais de 150 países. Durante a competição, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias inovadoras e, em seguida, as melhores foram selecionadas para a formação de equipes multidisciplinares, compostas por indivíduos com conhecimentos em negócios, criatividade e desenvolvimento.
A jornada empreendedora incluiu a validação dos problemas a serem abordados, pesquisas de mercado, consolidação do mínimo produto viável (MVP) e até mesmo as primeiras vendas. Doze mentores experientes acompanharam o processo, fornecendo orientação aos participantes, compartilhando suas experiências de mercado e ajudando na evolução das ideias.
No encerramento do evento, as ideias desenvolvidas foram apresentadas a um painel de jurados, que tiveram a tarefa de selecionar as três equipes vencedoras.
“Acreditamos firmemente que o empreendedorismo é um dos pilares fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de nossa região. O evento superou nossas expectativas, e nossa missão é inspirar os participantes a enxergarem as inúmeras oportunidades de inovação capazes de efetivamente transformar a economia local”, enfatizou uma das organizadoras do Startup Weekend, Isabela Conti.