O clima estava preparado, o cheiro de pipoca no ar, as cadeiras alinhadas e até um tapete estendido com almofadas, aguardavam os cinéfilos para a exibição do filme “Medida Provisória”, do diretor e ator Lázaro Ramos.
O Cine Neabi 17 anos faz parte das comemorações de aniversário do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), completados na última segunda-feira (2/10), e busca a discussão e reflexão sobre preconceito racial.
“A história quer despertar o quanto esse segmento racial não tem direito a nada. Essa é a grande verdade. O pós-abolição já deixou os negros sem terra, sem propriedade, sem nada. E quando começa a ascensão do negro, já que a protagonista é uma médica negra, seu companheiro, também um intelectual negro, entre tantos outros negros que vão crescendo dentro dessa república. Neste momento o outro segmento racial se sente ameaçado porque está perdendo seu espaço” comentou a coordenadora do Núcleo, Normélia Ondina Lalau de Farias.
A coordenadora ainda comentou que a atividade é uma reflexão sobre como os negros vivem atualmente no país. “De que maneira tentam, de uma forma ou de outra, exterminar esse segmento racial? Se não somente pela ação policial ou até mesmo pelas abordagens mal feitas. Ou também pela concepção do esteriótipo de que todo negro é bandido, é ladrão, não tem inteligência, que não consegue ter uma formação intelectual e ocupar determinados espaços. A nossa proposta é refletir sobre tudo isso”, acrescentou.
Após a exibição da obra cinematográfica, os participantes realizaram uma roda de conversa para as discussões e conclusões sobre o tema.
O filme “Medida Provisória” está disponível para os assinantes na Globoplay, Youtube, Apple TV, Amazon Prime Video e Google Play Film.