No primeiro dia útil da campanha do “Outubro Rosa”, o curso de Enfermagem da Unesc realizou uma visita no parque industrial de confecções Damyller, no Distrito de São Bento Baixo, em Nova Veneza/SC. A visita teve foco na conscientização do câncer de mama, juntamente da coleta do exame citopatológico, popularmente conhecido como preventivo ou papanicolau.
A ação direcionada pela professora da disciplina Saúde da Mulher, Susane Raquel Périco, contou com a participação das acadêmicas da 7ª fase, Isadora Cristina Lima de Oliveira, Maria Rita Espindola Cardoso, Miriam da Silva Lima, Oliane Marcelino Trisch e Thalia Teixeira Fanfa.
Cerca de 80 mulheres foram atendidas nesta atividade, fruto de uma parceria entre a empresa e a Unesc. “Neste período aumentam as solicitações de empregadores para que possamos vir até a empresa para atender as colaboradoras que trabalham durante o dia e têm dificuldade de acessar os serviços de saúde. É uma forma de garantir ao cidadão do Sistema Único de Saúde (SUS), o cumprimento de um dos principais princípios do Sistema: a acessibilidade”, comentou a professora Suzane.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres, sendo que no Brasil estima se 73.610 novos casos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
A doença no Brasil foi a maior causa de morte entre as mulheres em 2021, com registro de 18.139 óbitos, sendo a taxa de mortalidade de 11,71/100 mil. Nos estados do Sudeste e do Sul, estão registradas as maiores incidências de registro.
Ainda conforme o Inca, no mundo, cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020, representando cerca de 24,5% de todos os tipos de tumores diagnosticados. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, tanto em países desenvolvidos, os mais afetados, quanto os em desenvolvimento.