Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ações Comunitárias

Curso e Escola de Enfermagem da Unesc iniciam campanha do Outubro Rosa com as colaboradoras da empresa Damyller

Esta é a primeira de muitas ações que a Universidade realizará visando os cuidados voltados à saúde da mulher (Fotos: Divulgação/Agecom/Unesc)

No primeiro dia útil da campanha do “Outubro Rosa”, o curso de Enfermagem da Unesc realizou uma visita no parque industrial de confecções Damyller, no Distrito de São Bento Baixo, em Nova Veneza/SC. A visita teve foco na conscientização do câncer de mama, juntamente da coleta do exame citopatológico, popularmente conhecido como preventivo ou papanicolau.

A ação direcionada pela professora da disciplina Saúde da Mulher, Susane Raquel Périco, contou com a participação das acadêmicas da 7ª fase, Isadora Cristina Lima de Oliveira, Maria Rita Espindola Cardoso, Miriam da Silva Lima, Oliane Marcelino Trisch e Thalia Teixeira Fanfa.

Cerca de 80 mulheres foram atendidas nesta atividade, fruto de uma parceria entre a empresa e a Unesc. “Neste período aumentam as solicitações de empregadores para que possamos vir até a empresa para atender as colaboradoras que trabalham durante o dia e têm dificuldade de acessar os serviços de saúde. É uma forma de garantir ao cidadão do Sistema Único de Saúde (SUS), o cumprimento de um dos principais princípios do Sistema: a acessibilidade”, comentou a professora Suzane.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres, sendo que no Brasil estima se 73.610 novos casos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

A doença no Brasil foi a maior causa de morte entre as mulheres em 2021, com registro de 18.139 óbitos, sendo a taxa de mortalidade de 11,71/100 mil. Nos estados do Sudeste e do Sul, estão registradas as maiores incidências de registro.

Ainda conforme o Inca, no mundo, cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020, representando cerca de 24,5% de todos os tipos de tumores diagnosticados. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, tanto em países desenvolvidos, os mais afetados, quanto os em desenvolvimento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *