Com a apresentação de pitch na noite dessa segunda-feira (25/09), o projeto Vivências e Experiências na Comunidade (Vivercom) da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) da Unesc encerrou as atividades no município de São João do Sul.
Participaram alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola de Educação Básica Prefeito Quintiliano João Pacheco.
Ministrada pelo professor Abel Corrêa de Souza, a capacitação sobre empreendedorismo integra o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde). As atividades foram realizadas em cinco encontros e ofereceram uma experiência inédita aos alunos do Ceja e EJA.
“Todas as atividades são voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo e do espírito empreendedor dos participantes. Com a apresentação formal dos planos de negócios, ao final da capacitação, a nossa Unesc contribui, mais uma vez, com o desenvolvimento regional, por meio da educação”, afirmou Souza.
“Este projeto é um subsídio importante para o desenvolvimento de atividades de Extensão Universitária, contribuindo para o alcance da Agenda 2030 e contemplando nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)”, complementa o professor.
Durante os encontros, os participantes conheceram o método de matriz SWOT, modelagem de negócio e a elaboração de pitches. Tatiane da Silveira Soares garantiu que o aprendizado será levado para o seu futuro. “A nossa ideia era construir a pousada do ‘Sítio Alagado’. Com as orientações do professor Abel, conseguimos entender o nosso negócio e o plano vai nos ajudar no dia a dia e, futuramente, também em nossa profissão. É sempre bom ter uma ideia e aprender a desenvolvê-la com a orientação de um técnico, foi um grande aprendizado”, comentou.
Apesar de já ter concluído o EJA, Lorena Rosa dos Santos fez questão de continuar frequentando o curso de empreendedorismo. “Aprendi muitas coisas, como investir e administrar o meu dinheiro e abrir um negócio próprio. Foi muito gratificante mesmo”, avaliou.
A atividade também é rica em aprendizado para os acadêmicos bolsistas da Unesc, que podem levar para campo a experiência do aprendizado em sala de aula. “É um projeto essencial de conhecimento e de desenvolvimento. Com certeza, vou querer participar mais vezes, tudo isso agregou bastante à minha formação”, ponderou Gabriele Piazzoli Duarte, do curso Ciências Contábeis.
Além dos estudantes, o evento de encerramento contou com a participação dos professores e direção da escola. A comunidade escolar demonstrou sua gratidão ao projeto. “Somos gratos pela oportunidade de, mais uma vez, o nosso município estar fazendo parte deste projeto de Extensão. Foi rico pelo conhecimento e pela formação oferecida a esse público de jovens e adultos que trabalham durante o dia e se esforçam para estudar à noite. Isso, com certeza, só vem a somar na vida deles”, comemorou a diretora Fabrícia Rodrigues Alves.