Em mais uma ação em alusão ao Setembro Amarelo, que foca na valorização da vida, os colaboradores das Clínicas Integradas em Saúde da Unesc receberam uma palestra sobre “Felicidade como estratégia de bem viver”, proferida pela palestrante Amanda Maciel.
Em dois momentos, nos períodos matutino e vespertino, os profissionais, residentes e estagiários ouviram sobre ações que podem ser realizadas no dia a dia que contribuem com a manutenção do equilíbrio entre as atividades profissional e pessoal.
“A neurociência traz muitos subsídios para que usemos a felicidade a nosso favor. Conversamos sobre alguns pontos essenciais como, por exemplo, onde encontramos a felicidade? Muitas pessoas procuram essa felicidade e o segredo para serem mais felizes, mas ela pode ser encontrada em coisas simples como no afeto com as pessoas que amamos, na busca por um propósito para a vida que podemos encontrar no trabalho ou com os familiares”, citou Amanda.
A pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni salientou que a felicidade não existe em um determinado dia, por isso é necessário construí-la diariamente e levar estes ensinamentos aos colaboradores é essencial.
“A nossa reitora Luciane Ceretta pensa no bem-estar do colaborador e sempre apoiará iniciativas como esta. Um dos serviços da Unesc mais conhecidos pela comunidade é o serviço de saúde e isso ocorre porque cada um dos colaboradores dá o seu melhor. Todos os atendimentos são importantes e são únicos para cada paciente, mas precisamos parar para ver como cada uma destas pessoas que prestam os atendimentos estão se sentindo”, relata.
“Primeiro as pessoas, depois das coisas”
Esta não é uma iniciativa isolada dentro do Setembro Amarelo. “Estamos em uma Universidade plural, por isso buscamos sempre ouvir a todos e estratégias para tentar manter a qualidade de vida. O que podemos fazer para manter o ponto de equilíbrio, nós estaremos fazendo. Parabéns e obrigado a todos das Clínicas Integradas por oferecer momentos como este aos colaboradores. Para que vocês possam dizer que se sentem bem dentro da Unesc”, comenta o pró-reitor de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin.
A coordenadora das Clínicas Integradas de Saúde da Unesc, Carine Cardoso, enfatiza a importância em abordar o autocuidado junto aos profissionais que atuam no local. “Precisamos pensar primeiro nas pessoas e depois nas coisas. Então temos este cuidado com os colaboradores para nos sentirmos melhores e pensarmos nas nossas funções diárias com êxito e excelência, praticado nas nas Clínicas Integradas”, relata.