Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ações Comunitárias

Na semana do Dia da Árvore, exposição na Unesc
foca na conscientização ambiental

Espaço Toque de Arte recebe a mostra “Margem do Rio” do artista e egresso da Universidade, Leandro Jung. (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

O Dia da Árvore é celebrado nesta quinta-feira (21/09), e com a data,  vem à tona a reflexão sobre a importância dos cuidados e da preservação do Meio Ambiente. Para agregar ainda mais à conscientização, o compus da Unesc recebe uma exposição que aborda o assunto.

O trabalho em questão é intitulado “Margem do Rio”, e pode ser visitado no Espaço Toque de Arte da Unesc. As obras têm como autor o artista plástico e egresso do curso de Artes da Universidade, Leandro Jung. 

Na exposição, Jung traz uma mensagem sobre as consequências das ações poluentes nas águas do Rio Palmeiras, localizado em Orleans, sua cidade natal, contaminadas pelos resíduos da extração do carvão.

Ao abrir oficialmente a exposição nesta semana, o artista não escondeu a emoção em voltar à Universidade. “É uma oportunidade de retornar para a Unesc, Instituição na qual fiz a minha graduação e o meu Mestrado. Este espaço de fomento à cultura, ao qual eu sempre vinha para prestigiar os artistas. Hoje volto e trago esta obra que reflete o lugar dos meus ancestrais, trazendo para o público a consciência ecológica e propondo a sensibilização. É uma grande oportunidade que a Unesc me ofereceu”, cita.

A exposição

A água suja tinge tecidos e a ação das folhas que caem das árvores da Mata Atlântica deixam marcas nos retalhos posicionados, na floresta, pelo artista. Com seu olhar, Jung mostra, com detalhes, as marcas que os resíduos de queimadas na mata auxiliar, às margens do rio, em contatos com as pedras, deixam impregnados os tecidos brancos.  

“O Leandro é um egresso da Unesc muito ligado às questões de Meio Ambiente, preocupado com o seu lugar, a partir da comunidade onde reside. Ele recentemente expôs em Camboriú; na Assembleia Legislativa; em Orleans, entre outros locais. É um jovem artista que transita nesta área das Artes Visuais e que se ocupa em pesquisar e observar as mudanças climáticas”, ressalta a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig. 

Confira a galeria de fotos neste link.

Esta é a exposição de número 138, contemplada pelo Edital 338/2022 para projetos expositivos temporários no Espaço Toque de Arte, um local criado há 23 anos pela Unesc, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), com apoio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) e execução do Setor de Arte e Cultura.

A mostra está aberta à visitação de escolas e à comunidade, de 19 de setembro a 11 de outubro de 2023. Para agendar uma visita monitorada os interessados poderão enviar um e-mail para o setor de Arte e Cultura da Unesc:cultura@unesc.net ou entrar em contato pelo telefone 3431-2622.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *