A população da região e os membros da comunidade acadêmica da Unesc estão sendo brindados com um gesto de calor humano em alusão ao Setembro Amarelo. Ao longo desta semana, todos que visitarem o campus encontrarão não apenas apoio, mas também a possibilidade de receber um abraço, caso desejem.
Essa iniciativa é uma demonstração de respeito ao Setembro Amarelo, um mês dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental, cujo tema deste ano é “Acolher, Cuidar e Respeitar – Um abraço acolhedor ajuda a construir confiança e segurança”.
A ação teve início na segunda-feira (18/09) e se estenderá até sexta-feira (22/09). Psicólogos estão estrategicamente posicionados em diversos pontos da Instituição para oferecer acolhimento, diálogo e orientações a quem desejar, reforçando o compromisso com a saúde mental de todos os envolvidos.
Para a psicóloga da Residência de Saúde Mental, Isabela Mattiola, ações como essa desempenham um papel essencial na conscientização e prevenção da saúde mental e são muito significativas.
“Estamos estabelecendo um contato mais direto com a população, oferecendo uma escuta qualificada para atender possíveis demandas e, ao mesmo tempo, proporcionando apoio, suporte e orientações àqueles que necessitam”, comentou a profissional, que estava acompanhada de sua colega Hellen Biehl. As duas estão posicionadas no hall do Bloco Administrativo da Instituição.
Segundo Isabela, para aqueles que quiserem também um abraço, basta tocar o sino. “Disponibilizamos também um sino e quem quiser é só tocá-lo para receber um abraço”, disse.
Locais
Além do Bloco Administrativo também há orientações sendo realizadas no Bloco da Reitoria; Bloco XXI; Bloco P; Bloco S; Bloco R1; Bloco R2; Colégio Unesc; e Clínicas Integradas, nos seguintes horários: das 9h às 11h30, das 14h às 17h30 e das 19h30 às 21h30.
A programação da campanha Setembro Amarelo na Unesc é organizada por meio do programa Acolher, do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), do programa de Residência Multiprofissional, do Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips), da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e do curso de Psicologia.