Era uma vez, em uma tarde de quinta-feira (14/09), na sala 104 do bloco XXI-B, docentes da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc), se reuniram para participarem de mais um encontro da Comunidade de Aprendizagem, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio da Assessoria Pedagógica, para troca de experiências sobre “storytelling”.
O sol estava se escondendo e o vento frio de inverno já soprava pelos corredores do campus. No encontro, a assessora pedagógica Paula Tramontin, relatou que aquele evento abordava o “storytelling”, uma estratégia que pode ser utilizada em sala de aula, que nada mais é do que uma contação de história.
Feliz com o aprendizado repassado pela professora Gislene Camargo, sorrindo ela comentou. “Por meio das histórias, o professor pode trabalhar, durante a aula, os diferentes conhecimentos. Essa técnica é uma opção bem bacana, porque proporciona um envolvimento de todos”, destacou
Recolhendo seus pertences, a coordenadora adjunta do curso de Pedagogia, Gislene, estava com o sentimento de dever cumprido e radiante com a participação dos docentes aprendizes.
“A tarde foi muito legal e a Comunidade de Aprendizagem tem esse objetivo de cada um contar um pouco da sua história e ouvir muitas outras. Fui desafiada a trabalhar com este tema, pela assessora pedagógica da área da Saúde, Ioná Vieira Bez Birolo, pois segundo ela, é o que mais faço, ou seja contar histórias. E isso realmente acontece. Minha aula é uma contação de histórias para os meus alunos. Foi gratificante e percebi que a galera da Arquitetura gostou e já idealizou uma proposta para desenvolver com seus acadêmicos, por exemplo”, observou sorrindo.
No meio da sala, prestando muita atenção e interagindo com a orientadora, estava a professora do curso de História, Daniela Pistorello. Ela não se conteve, levantou a mão e comentou sobre o aprendizado.”Essa tarde foi super interessante porque se aprendeu, entre outras coisas, a pensar a importância da narrativa na formação de professores e na discussão de possibilidades metodológicas de problematizar essas falas através do storytelling. Foi fundamental esse momento de troca de experiências que nos possibilita esse olhar interdisciplinar”, destacou com firmeza.
O encontro muito prestigiado pelos docentes da Universidade, entre um café e um bolo, motivou todos os presentes a contarem os seus causos e as suas lembranças. Na mesa ao lado da janela, estava o professor e coordenador do curso de Design, João Luis Silva Rieth, que já utiliza essa metodologia na sua graduação. “O ‘storytelling’ já faz parte dos conteúdos repassados aos estudantes. Mas, hoje, tive a oportunidade de também conhecer essa mesma ferramenta em outras áreas de conhecimento”, falou com brilho nos olhos.
E assim, no cair da noite, no campus da Universidade Comunitária do Sul catarinense, encerrava-se mais um capítulo do livro, escrito por várias mãos, da Comunidade de Aprendizagem. Mas, a história não termina aqui, na lua crescente de setembro, no próximo dia 28, teremos mais um conteúdo interessante desta saga de troca de experiências, métodos, técnicas e conhecimentos, entre nossos personagens e amados mestres. Não perca: “Avaliação Formativa e Somativa” com o professor Thiago Henrique Almino Francisco.
Cenas deste capítulo
Saiba mais:
No segundo semestre de 2023, os encontros serão realizados nas quintas-feiras, das 16h às 18h, na Sala 04 do Bloco XXI B, conforme o cronograma:
28/09: “Avaliação Formativa e Somativa” com Professor Thiago Henrique Almino Francisco
19/10: “Diferentes Formas de Aprender” com Professora Cristina Adriana Rodrigues Kern
09/11: “Inteligência Artificial na Prática Docente” com Professor Guilherme Alves Elias
23/11: “A Dimensão Estética na Formação Docente” com Professor Marcelo Feldhaus
14/12: Atividade a ser definida