A gestora do Escritório de Relações Internacionais, Vanessa Moraes de Andrade, e a assessora pedagógica da Escola de Idiomas da Unesc, Dayane Cortez, recepcionaram no início da noite de terça-feira (12/09), oito novos imigrantes matriculados na Universidade neste segundo semestre. Sete são da Venezuela, um de Angola e um do Haiti.
Segundo a professora Vanessa, foi uma recepção simples, mas que faz muita diferença para os novos acadêmicos estrangeiros. “É a primeira vez que temos um número grande de venezuelanos ingressando na Unesc. Como é de costume, sempre damos as boas-vindas e entregamos um kit da Universidade para se sentirem bem acolhidos. Aproveitamos esse encontro para justamente deixar à disposição deles os setores que podem ajudá-los”, explicou.
A gestora do Escritório, também colocou a estrutura à disposição para auxiliá-los nas questões administrativas e burocráticas e até na documentação para permanência enquanto imigrantes.
Já a professora Dayane, aproveitou o encontro para colocar a Escola de Idiomas, com o seu curso de Português para Estrangeiros à disposição, com o objetivo de obter um melhor aproveitamento e compreensão na graduação escolhida.
“Além do Português, oferecemos sete idiomas para brasileiros e para estrangeiros, nossos alunos. As aulas de português para estrangeiros estão abertas para toda a comunidade e não só para os nossos alunos intercambistas, matriculados. Também disponibilizamos aulas online, exatamente para que possam complementar e se familiarizar com gêneros acadêmicos da nossa língua, tradições de escrita e formas de apresentação de trabalho. Em tudo isso podemos dar um suporte. Desejamos que aproveitem bem os ensinamentos”, explicou.
Para o haitiano Don Rodrigues Belize, estudante do curso de Ciências Contábeis, e os venezuelanos, Diana Valentina Prado Mijares, de Tecnologia em Recursos Humanos, e Xavier Adair Mendez Marcano, de Tecnologia em Processos Gerenciais, a Unesc tem oferecido uma excelente estrutura e alto nível de conhecimento.
“Estou muito feliz aqui na Universidade. Cheguei ao Brasil faz cinco meses, vindo da cidade de Bolívar, cerca de 6.300 quilômetros daqui. Estou adorando o curso e aprendendo muito”, comentou Diana.
Novos acadêmicos imigrantes
Williannys Del Valle Martinez Villegas – Administração – Venezuela
Crismary Yhovana de Jesus Rondon Mijares – Administração em Comércio Exterior – Venezuela
Diana Valentina Prado Mijares – Tecnologia em Recursos Humanos – Venezuela
Leticia da Conceição Cristóvão – Tecnologia em Recursos Humanos – Angola
Almary Tomasa Rondon Mijares – Tecnologia em Processos Gerenciais – Venezuela
Xavier Adair Mendez Marcano – Tecnologia em Processos Gerenciais – Venezuela
Misael Octavio Aparício Betancourt – Pedagogia – Venezuela
Don-Rodrigue Belizaire – Ciências Contábeis – Haiti