A equipe Backyard, composta por acadêmicos e professores da Unesc, já está em Lages, para participar do Reuni Challenger 2023, a maior competição de empreendedorismo universitário do Brasil. Os representantes terão como objetivo a busca do bicampeonato e da manutenção do título para a instituição como a “Universidade mais empreendedora de Santa Catarina”.
Neste ano pela primeira vez a disputa será em nível nacional, com universidades de todo o país participando pela primeira vez e de forma 100% presencial. Outra novidade é que o desafio será proposto pelos organizadores no início da disputa e as equipes vão em busca de apresentar a solução.
A reitora Luciane Bisognin Ceretta, direto de Brasília, mandou boas vibrações e desejou sorte aos estudantes e a todos os participantes. “Os meus cumprimentos à comissão organizadora e a todas as equipes participantes, em especial a equipe da Unesc, a Universidade mais empreendedora de Santa Catarina. Esta grande competição estimula a cultura empreendedora e apresenta aos acadêmicos protagonistas uma experiência fantástica. É lindo ver a conexão entre os Centros de Inovação e as Universidades que dão origem a maior competição de empreendedorismo universitário do Brasil. Muito boa sorte a todos vocês que tão bem representam a nossa Universidade”, destacou.
Este será o terceiro ano consecutivo de participação da Unesc na competição. Na primeira oportunidade, a Instituição conquistou o terceiro lugar e no ano passado, sagrou-se campeã, com apresentação do Hipp, uma plataforma de gestão de filas para cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde.
Antes da partida com destino ao Planalto Serrano, na tarde desta quarta-feira (13/09), a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, fez questão de dar um abraço em todos os participantes. “Mais uma vez estamos participando desse grande projeto estadual que envolve universidades de todo o Brasil. Estamos muito motivados com essa experiência e acreditamos que os nossos estudantes retornarão com uma bagagem muito maior daquelas que estão levando”, comentou.
Gisele ainda destacou que a competição promoverá uma integração com outras realidades universitárias. “Essa interação vai ampliar o olhar dos nossos estudantes e será muito importante para a vida profissional de cada um. Sabemos que todos vão dar o melhor de si e, seja qual for o resultado que vier, receberemos com muito carinho. Estou confiante na nossa equipe, mas entendemos que a nossa intenção é ir para mostrar o quanto a Universidade tem potencial para participar de um projeto tão grandioso como é o Reuni Challenge”, concluiu.
A gerente da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt), Elenice Padoin Juliani Engel, também marcou presença na saída da equipe e desejou sucesso aos competidores.
“Quando falamos de inovação e empreendedorismo enxergamos a oportunidade de desenvolvimento desses alunos da nossa graduação. Existem algumas habilidades e competências que são importantes para o futuro profissional e também para Universidade, porque nós precisamos ter pessoas que saiam da caixa, que pensam diferente, inovadoras e que buscam soluções através das oportunidades”, pontuou.
Como gestora da Aditt, Elenice ainda observou que a competição revigora os objetivos dos acadêmicos. “É uma competição que queremos ganhar, vamos com essa pretensão. Nossos estudantes são ótimos e vão defender as cores da Unesc com orgulho e colocar o nome da Unesc com destaque no cenário acadêmico nacional. Estamos na torcida para que sejamos bi-campeões e, se não formos, também vale toda a experiência do aprendizado. É isso que trabalhamos aqui”, encerrou.
Mudança no Formato
Este ano o Reuni Challenger será completamente diferente dos outros anos. Em formato presencial e ao longo de quatro dias, os acadêmicos de várias partes do Brasil estarão imersivos, concentrados para a resolutividade desafiadora, com todos iniciando do zero o projeto de uma proposta inovadora. O evento é sempre realizado no Orion Parque Tecnologico, o primeiro Centro de Inovação de Santa Catarina.
“Vamos em defesa do título de Universidade mais empreendedora do Estado de Santa Catarina e agora, quem sabe, do Brasil. É uma grande responsabilidade, mas por outro lado é uma experiência que a nossa equipe vai ter como bagagem no final. Estamos bastante otimistas e trazer o título será uma honra. A Unesc está engajada e renovando os ares, as pessoas, para manter esse ecossistema, essa cultura de inovação e empreendedorismo
sempre ativa”, analisou o assessor de Inovação da Aditt e chefe da delegação, Christian Engelmann.
Novatos
Estreando em uma competição pela Unesc, o acadêmico da terceira fase do curso de Ciências da Computação, Pedro Carlos da Silva, está cheio de expectativa. “Estou empolgado pela oportunidade. Quero aproveitar essa grande experiência e defender com orgulho o nome da nossa Universidade”, ponderou
“Desde a minha participação no Unesc Challenge, me apaixonei pela parte de Inovação. Estou bem ansiosa pelo Reuni, até porque esse ano é o primeiro em nível nacional. Vamos com uma responsabilidade enorme, mas a equipe é incrível e tenho certeza que vamos dar o melhor de nós para trazer o título”, prometeu a estudante da segunda fase do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, Grace Ayla Vieira.
Membros da equipe:
Calena de Lima Guimarães – Design – 4ª fase
Danielly Prudêncio Cardoso – Design – 4ª fase
João Pedro Carlos da Silva – Ciência da computação – 3ª fase
Greyci Hailla Vieira – Processos Gerenciais – 2ª fase
Leonay Camargo Padilha – Matemática – 8ª fase
Debora dos Santos Domingos – Psicologia – 4ª fase
Robert Cargnin Gonçalves – Medicina – 6ª fase
Anelise Santos Almeida – Design – 2ª fase
Orientadores:
Gustavo Bisognin – Professor de Ciências da computação
Gian Carlos da Silva Matemática e Administração
Apoio
Christian Engelmann – Assessor de Inovação (ADITT)
Júlia Daminelli – Direito
Eduardo Pini – Medicina