Os três dias de intenso aprendizado e troca de experiências entre acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Unesc, profissionais da área e pesquisadores, foram encerrados com mais compartilhamento de conhecimento nesta quarta-feira (6/09). Um café especial para recepcionar os estudantes e a apresentação de cinco trabalhos científicos finalizaram em grande estilo a Semana Acadêmica de Ciências Biológicas (Sacib).
O evento, organizado em parceria entre a coordenação do curso, o Centro Acadêmico Chico Mendes (Cacib) e o programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), contou com minicursos, palestras e importantes trocas de experiências com convidados especiais.
Na noite desta quarta-feira, os responsáveis por compartilhar os resultados de suas pesquisas foram as mestras Amanda Matiola e lara Zanoni, que abordaram Fenologia e bioeconomia de Butia catarinensis Noblick & Lorenzi.
Além disso, a mestra Karolaine Supi abordou a temática “Variação vertical nos padrões de interações entre morcegos frugívoros e plantas na Mata Atlântica”.
O mestre Diego Pavei compartilhou com os estudantes a temática “Onde a ciências biológicas faz história: Interfaces entre a biologia e arqueologia”.
Já a doutora Viviane Mottin tratou sobre “O que influencia a atividade dos felídeos de Mata
Atlântica?”, finalizando com a participação da doutora Andréia Gimenes, tratando sobre “Colonialidade do desastre: o caso do lago de óleo, Ilhotinha, Capivari de Baixo/SC”.
Para a coordenadora adjunta e membro da comissão organizadora do evento, Mainara Figueiredo Cascaes, é possível avaliá-lo como mais uma excelente oportunidade de despertar o interesse dos estudantes tanto para o universo da pesquisa quanto para os diferentes espaços possíveis para os biólogos no mundo do trabalho.
“São momentos como este que proporcionam o diálogo entre os acadêmicos, docentes e convidados para que possamos ofertar o que a nossa Universidade preza: além de um ensino de qualidade, experiências formativas diferenciadas, possibilitando ao futuro biólogo a inserção na carreira com responsabilidade e ética profissional”, acrescentou.
Minicursos
Entre as atividades disponíveis aos estudantes estiveram os minicursos nas temáticas de: Efetividade de gestão de áreas protegidas: uma análise crítica; Etnobiologia e cultura oceânica; Explorando o segredos do código da vida; Análises microbiológicas: indicador da qualidade da água e Estudos em Ciências Ambientais, realizados na noite de terça-feira (5/09).
Fotos: Fernando Carvalho