A noite de encerramento da 17ª edição da Jornada Acadêmica do curso de Nutrição da Unesc, realizada nessa quinta-feira (31/08), no Auditório Ruy Hulse, foi marcada pela justa homenagem à professora Rita Suselaine Vieira Ribeiro. A coordenadora adjunta teve os 35 anos de contribuição, compromisso e disseminação do conhecimento honrados, inclusive com a implementação de políticas públicas sustentáveis, voltadas à saúde coletiva, com o recebimento do prêmio “Lieselotte Hoeschl Ornellas”.
Essa é a primeira edição da condecoração, criada pela comissão da Jornada Acadêmica 2023. Segundo a coordenadora do curso, Fabiane Maciel Fabris, a docente tem inspirado profissionais e gestores a adotarem abordagens mais eficazes e inclusivas, visando um futuro mais saudável para todos.
“Na saúde coletiva, o nutricionista é responsável por desenvolver programas e políticas públicas que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nesta área, a professora Rita é uma agente de mudança e promoção da saúde, impactando significativamente, com as suas ações, na prevenção de doenças, na promoção de hábitos saudáveis e no desenvolvimento de políticas públicas efetivas para melhorar a alimentação de toda a população”, pontuou a coordenadora.
Agradecimento
Pega de surpresa pela homenagem, Rita ficou sem palavras para mostrar sua gratidão. “Venho construindo a minha carreira dentro da saúde coletiva e na formação de novos nutricionistas. Todas as pessoas com quem trabalho, construindo várias ações, também merecem essa homenagem. Esse prêmio é nosso. Muito obrigado por tudo, obrigada aos meus alunos. Sem vocês, seguramente não estaríamos aqui “, agradeceu.
A pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, representando a reitora Luciane Bisognin Ceretta, parabenizou a comissão organizadora pela oportuna homenagem a uma professora dedicada à saúde coletiva e ao ensino acadêmico.
“Que o exemplo da Rita, pelos seus 35 anos de trabalho, inspire todos vocês acadêmicos de hoje e nutricionistas amanhã. Saiba que vocês estão em um curso de excelência, diferenciado no mundo do trabalho. Hoje, conquistar o diploma de graduação é algo acessível. Porém, ser um profissional diferenciado depende de cada um. Temos aqui excelentes professores, uma estrutura física acima da média, à disposição de vocês. Façam a diferença, sejam a diferença. Parabéns a todos pela produtiva Jornada”, aconselhou a pró-reitora.
Balanço da Jornada
Para o encerramento da 17ª Edição da Jornada Acadêmica de Nutrição, que este ano teve como tema: “Saúde e Nutrição: Promoção, Prevenção e Tratamento” , a professora do curso, Daniele Botelho, foi a convidada para palestrar sobre a atuação do nutricionista em Centros de Atenção Especializada na Reabilitação Cardiopulmonar e a Saúde do Trabalhador.
Em sua apresentação, a professora mostrou exemplos das práticas dessas atividades e explicou “O nutricionista, nessa demanda, trata os pacientes bem debilitados, com em casos bem graves, que normalmente ficaram hospitalizados, e precisam de um suporte nutricional principalmente proteico no momento pós-alta hospitalar. Alguns pacientes com doenças pulmonares ou cardíacas, por exemplo, também precisam ajustar a dieta para poder melhorar a sua condição geral de saúde. Então, o nutricionista tem vários papéis, sendo muito importante nesse processo de reabilitação”, comentou.
Para a coordenadora do curso, Fabiane, o resultado da Jornada foi muito satisfatório. “Durante a semana tivemos uma abordagem de todas as áreas da Nutrição, incluindo o empreendedorismo. Tivemos também experiências na área da Nutrição Esportiva, e a grande noite de abertura com a palestra com o renomado nutricionista Murilo Pereira, que falou de Modulação Intestinal. Nossos egressos contribuíram com experiências em outras áreas de atuação. Foi uma Jornada bem diversa, englobando todas as áreas de atuação do nutricionista”, resumiu.
Conforme o presidente do Centro Acadêmico do curso, Leandro João, foi um grande desafio preparar o evento. “A comissão imaginou um evento com uma proporção gigante e realizamos do tamanho que é a ciência da Nutrição. Trouxemos profissionais renomados na área, conseguimos fazer a abertura na AM Master Hall, nosso parceiro. Foi uma Jornada de muito sucesso e isso é muito gratificante para todos nós. Estamos felizes, com a certeza do dever cumprido, fechando essa noite com chave de ouro, homenageando a professora Rita”, avaliou.
Lançamento do E-book
A noite de encerramento também marcou a divulgação do livro de receitas “Nutrição com Amor”, da egressa Katarina Tibis Bez Fontana, da turma de 2021. Segundo a autora, a proposta foi mostrar e compartilhar com os leitores a alimentação saudável utilizando ingredientes simples.
“Quis honrar as minhas raízes urussanguenses, utilizando alimentos tradicionais que possam elaborar uma boa alimentação como utilizando polenta, filé de tilápia, puína, entre outras coisas que encontramos na feira e na nas prateleiras dos lugares que oferecem alimentação orgânica. Nesta publicação também compartilho todo o meu processo de desenvolvimento pessoal”, concluiu.
O e-book, que tem tradução em Italiano, está disponível nas plataformas digitais da Amazon ou Hotmart ou através do Instagram @katarinatibe.nutri
Quem é Lieselotte Hoeschl Ornellas
Lieselotte Hoeschl Ornellas foi uma renomada nutricionista brasileira, com ampla contribuição para a área de saúde coletiva. Nascida em 26 de novembro de 1924, em Curitiba, Paraná, Brasil, ela foi uma das pioneiras na valorização da nutrição como ciência e área de atuação profissional no país.
Ao longo de sua carreira, dedicou-se principalmente à pesquisa e atuação na área de saúde coletiva, com foco em temas como alimentação e nutrição de grupos populacionais específicos, epidemiologia nutricional e políticas públicas relacionadas à nutrição e à alimentação.
Foi uma das fundadoras e ex-presidentes da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) e atuou como professora e pesquisadora em Instituições de Ensino Superior, contribuindo para a formação de novos profissionais da área de nutrição no Brasil.