A Editora Unesc lançou, nesta sexta-feira (25/08), o livro “As grandes migrações – do Norte da Itália ao Brasil” da escritora Giorgia Miazzo, que veio diretamente da Itália, para a noite de autógrafoS. O evento realizado no auditório Edson Rodrigues, no Bloco P da Instituição, contou com a animação do Grupo de Cantores Beluneses de Siderópolis e com a participação de descendentes, professores e amantes da tradição italiano.
A obra aborda testemunhos e histórias de vida dos imigrantes italianos nas Américas, especialmente das regiões de Vêneto; Trentino Alto Adige; Friuli Venezia Giulia; e Lombardia, detalhes sobre tradições, costumes, músicas e língua e uma coleção fotográfica ilustrando cada capítulo pesquisado.
Segundo a professora italiana Giorgia, o livro faz parte do seu projeto internacional “Viagem só de ida para a Mèrica”, que busca enaltecer a cultura da emigração italiana e disseminar a identidade dos italianos desbravadores. “Busco redescobrir, partindo da Itália, a trajetória por onde passaram os conterrâneos nas Américas. São vários capítulos com riqueza de detalhes histórica nos quais relato a constituição do nosso território de forma significativa desde 1870 até os dias atuais”, comentou.
A escritora ainda falou do seu contentamento em apresentar as grandes imigrações italianas no Brasil. “É um trabalho com olhar de estrangeira, de italiana, que os brasileiros possam se dar conta do patrimônio material imaterial da italianidade. O Brasil tem uma imigração única que só aconteceu aqui em termos de quantidade. Aqui está a maior comunidade italiana fora da Itália, com mais de 30 milhões de descendentes”, ressaltou.
A pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, representou a reitora Luciane Bisognin Ceretta no ato literário. “A nossa Universidade agradece o seu interesse e a confiança no nosso trabalho. Para nós, é uma honra estar recebendo uma obra como esta, com uma rica explanação da nossa colonização, um verdadeiro resgate histórico. Sua pesquisa relata vivências e essas memórias servirão para as futuras gerações saberem como tudo começou, o que aconteceu e de onde viemos”, destacou.
“A publicação de uma professora italiana pela Editora Unesc é importante para nós, porque integra a política de internacionalização da Universidade. Para nós, essa parceria faz com que o nome da nossa editora seja levado para além do país. É sempre uma satisfação muito grande, porque o livro é um um resgate do passado, do presente e isso ajuda a preservar as nossas raízes. É um registro extremamente relevante”, avaliou o professor e coordenador da Editora, Dimas de Oliveira Estevam.
Visão italiana
Na avaliação do secretário de Educação de Treviso, Gladson Matheus Tasca, o lançamento do livro é primordial para contar a história da colonização. “O diferencial dessa obra é que é pesquisada e contada pela visão de uma italiana, porque geralmente esse relato é feito pelos italianos que vieram para o Brasil. A história relatada pela Georgia, no entanto, mostra que esse movimento teve uma significância também para os italianos que lá ficaram. É muito importante esse resgate, por acabar dando continuidade ao trabalho do resgate da cultura italiana na nossa região”, descreveu.
O gaúcho de Bento Gonçalves, morador de Porto Alegre no Rio Grande do Sul e veranista do Morro dos Conventos em Araranguá, Carlos Antônio Gracia, ficou sabendo do lançamento do livro pela imprensa e fez questão de comparecer nesta noite na Unesc.
“Este livro é um resgate de toda a história e trajetória da imigração italiana, não só aqui de Santa Catarina, como de todas as Américas. É uma grande joia. Fiquei encantado com essa essa pesquisa que a autora fez”, destacou.
“Sou geólogo e sempre fui pesquisador e sei o trabalho que dá para levar todos esses dados. E o mais interessante é que é uma obra escrita de uma forma invertida, da Itália para o Brasil. Parabéns a escritora e parabéns a Unesc, estou admirado também com a estrutura e beleza que é essa Universidade”, acrescentou.
Recepção
Antes do lançamento da noite, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes, fez questão de tomar um café com a escritora Giorgia Miazzo, para agradecer a parceria firmada no ano passado e consolidada nesta noite com a publicação e lançamento do livro.
“A parceria com a professora Geórgia é um uma consolidação da internacionalização da nossa Universidade que transcende a mobilidade acadêmica, na perspectiva de atrair pesquisadores ao redor do mundo para realizarem as suas produções no âmbito da nossa editora”, apontou Gisele.
“A obra contribui para o resgate da memória italiana da nossa Região Sul do Brasil. Os imigrantes italianos pioneiros construíram, ao longo do tempo, as nossas cidades e estados. Eles foram e são fundamentais para que chegássemos até hoje. Tudo que existe até hoje é fruto do trabalho, dos profissionais que vieram de tão longe para encontrar aqui uma ancoragem de vida. E a nossa Universidade tem esse papel, de trazer como um vetor, a luz a respeito daquilo que está se buscando, que é compreender esse caso da imigração italiana”, ponderou ainda a pró-reitora.
Onde comprar
O livro “As grandes migrações – do Norte da Itália ao Brasil”, estará sendo comercializado na livraria da Editora Unesc, situada no térreo do Bloco XXI – C, de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h e das 17h às 20h30, nas Quintas-feiras das 8h às 12h e das 13h às 17h. Recepção: (48) 3431.2731 ou E-mail: livraria@unesc.net