Ações Comunitárias

Unesc e Acic em parceria para o desenvolvimento turístico do Sul Catarinense

Lideranças da Universidade apresentaram estudos sobre o setor turístico na Associação Empresarial (Fotos Décio Batista/Agecom/Unesc)

A convite do grupo de trabalho do Turismo da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), a pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes, acompanhada de um dos coordenadores do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e de Inovação, Thiago Rocha Fabris, esteve na sede da Associação nessa terça-feira (15/08) para colaborar nas discussões em torno da temática do turismo na cidade. Os representantes da Universidade apresentaram dados levantados pelo Plano de Desenvolvimento da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), concluído em 2020, com foco no setor turístico.

Acompanharam a apresentação o presidente da Acic, Valcir José Zanette, o integrante do grupo, Caio César Rodrigues Binotti, o engenheiro civil e membro do grupo de Infraestrutura, Mauro Cesar Sônego, a coordenadora operacional de projetos, Valéria Araújo e a diretora executiva Maria Julita Volpato Gomes.

Conforme a pró-reitora, a tarde foi muito importante para a Unesc, pela oportunidade de mostrar o trabalho realizado pela Universidade para os diretores da Acic e contribuir de forma significativa com o debate. “Tivemos a oportunidade de compartilhar os resultados, por meio dos dados levantados no Plano de Desenvolvimento Regional da Amrec, no quesito de turismo. Esses dados foram levantados a partir da contribuição de mais de duas mil pessoas que participaram ativamente para o levantamento das necessidades da região”, explicou.

Gisele considerou o diálogo muito qualificado e destacou que é necessário empenho coletivo para que os projetos sejam colocados em prática. “É necessária uma forte articulação política entre as entidades, ou seja, as Associações Empresariais, Universidade, setor público e privado, em prol de um mesmo propósito, que é o desenvolvimento sustentável da nossa região. O turismo foi um dos segmentos destacados, como um projeto que representa os anseios das pessoas e, por conta disso, trouxe à tona várias ações que representam força ao desenvolvimento na região no médio e longo prazo”, concluiu.

Segundo o coordenador do Observatório, o Plano de Desenvolvimento foi elaborado para prospectar o crescimento econômico e aumentar o bem-estar das pessoas que vivem no Sul. “O Turismo é um dos grandes eixos para o desenvolvimento regional. Detalhamos em diversos setores para mostrar o importante papel que as Instituições têm no desenvolvimento das cidades. É fundamental a união entre a Universidade, com a sua contribuição intelectual, e a Acic, com a sua força econômica, que gera uma ligação importante com o empresariado”, pontuou.

Outra avaliação do professor é a importância deste start inicial para começar a repensar os projetos do desenvolvimento para a região. “Uma possibilidade seria a diretoria da Acic assumir essa governança de implantação dos planos propostos por nós? Saímos dessa reunião com uma expectativa positiva e confiantes na contribuição da Universidade para, mais uma vez, colaborar com o desenvolvimento do Sul catarinense”, comentou.

“Nós consideramos o encontro de suma importância. Temos vários projetos de turismo, mas de forma individual, já o trabalho que estamos propondo fazer é no sentido de integrar tudo isso, ou seja, construir um plano de turismo para a região Sul. Consideramos de fundamental importância que haja união nesse sentido, entre a administração pública, o empresariado, as Acics, às Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Unesc, que tem trabalhado ativamente nos planos de desenvolvimentos das Amrec e Amesc”, esclareceu o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

Ainda conforme Zanette, o plano de turismo que foi apresentado pelos representantes da Universidade é bastante amplo e agradou muito aos participantes. “O trabalho está bem detalhado, inclusive com um resumo que deve ser esmiuçado. Agora temos a ideia de reunir aqui na Acic todas as forças do Sul e convidar o secretário de Turismo de Santa Catarina para construirmos um plano turístico único, integralizado. Para nós o desenvolvimento do turismo é de fundamental importância econômica para toda a Região Sul”, acrescentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *