O Ambulatório de Atenção à Saúde da Pessoa com Fibromialgia (Amasf) da Unesc foi destaque no 2º Congresso Regional em Atenção à Pessoa com Fibromialgia, promovido pela Associação de Fibromiálgicos de Concórdia e Região do Alto Uruguai Catarinense (Aficor), realizado na tarde-noite desta quarta-feira (16/08), no auditório da parceira, a Universidade do Contestado (UnC).
O evento teve como foco a abordagem de temas de interesse das pessoas portadoras de fibromialgia, transmitida através de palestras e debates, além de fornecer orientações sobre a doença, que compromete as atividades mais simples para os fibromiálgicos.
Para contribuir no Congresso, foram convidados especialistas como o médico reumatologista Thiago Alberto dos Santos, o psiquiatra Cristiano Tierling, o especialista em dor, Arner Deanderson Xavier da Rocha e os profissionais do Amasf da Unesc.
A coordenadora das Clínicas Integradas, Carine Cardoso, apresentou aos presentes a estrutura das Clínicas e os serviços operacionalizados para atendimento da população. Já as fisioterapeutas Kalita Silveira Nunes e Luana destacaram os procedimentos e resultados realizados junto aos portadores de fibromialgia.
Segundo Carine, o Amasf se tornou uma referência para os profissionais de todo o estado e até de fora dele. “Todos querem ir até Criciúma para conhecer o nosso trabalho. Aqui tivemos contato com pessoas de todo o estado, entre profissionais de saúde, médicos, nutricionistas e autoridades públicas, e todos estão encantados com o que apresentamos. A ideia é que todos os municípios também tenham um aparelho como o nosso Ambulatório de Fibromialgia. Nossa clínica virou modelo em serviços”, destacou.
O serviço despertou a admiração dos participantes e, segundo a presidente da Aficor, Maristela Schwingel, serve de modelo para todo o estado e para o país. Já conforme a reumatologista de Concórdia, Celiana Cardoso, uma das ouvintes no Congresso, foi muito gratificante conhecer todo o processo realizado em prol dos fibromiálgicos. “A explanação foi muito contributiva para nós. Já combinei com a secretária municipal de saúde, Elisandra Maria Araújo Santos, para irmos até a Unesc e conhecer esse atendimento que é um sonho antigo nosso. Fiquei muito feliz em conhecer o Amasf da Universidade”, comentou.
Referência estadual
No mês de março deste ano, a equipe do Amasf da Unesc também foi convidada a ir até a Capital, para ser multiplicadora do conhecimento e ampliar as discussões acerca dos serviços ofertados gratuitamente nas Clínicas Integradas da Instituição. O convite foi feito pela secretária de estado da Saúde, Carmen Zanotto.