O protagonismo das mulheres na ciência ganha mais um capítulo na Unesc. A Instituição lança o 1º Prêmio Mulheres na Ciência, ação voltada ao reconhecimento da produção científica feminina na Universidade. A cerimônia oficial de lançamento ocorreu na noite desta segunda-feira (14/08) com a presença de pesquisadoras e demais atores da comunidade acadêmica.
O evento foi marcado pelo detalhamento da proposta de premiação, que contemplará as categorias Sênior, Plena e Júnior para profissionais doutoras, mestras ou bolsistas de Iniciação Científica, respectivamente, em cada área das quatro áreas do conhecimento.
A iniciativa, segundo a reitora Luciane Bisognin Ceretta, integra as ações de reparação histórica para equidade e combate de desigualdades. “O reconhecimento do trabalho feminino é um desafio a ser superado constantemente nos diferentes espaços que a mulher ocupa, o que não é diferente no meio da ciência. Dar visibilidade ao que tantas mulheres produzem na Pesquisa, na produção da ciência, é um caminho importante para que outras mulheres se compreendam como esse sendo um lugar também para elas e valorizem este importante papel”, destaca.
Confira aqui a Galeria de Fotos completa
Ao aceitarem o convite para participar do Prêmio, conforme a reitora, as colegas pesquisadoras e estudantes abraçam a missão de inspirar ainda mais novas cientistas para ocuparem os espaços. “Este é um momento histórico porque temos uma Universidade plural, democrática, que está em constante busca de ainda mais espaços justos. A homenagem e a premiação em si são singelas, mas carregam imensurável significado e devem ser aproveitadas como momento de marcar a história”, aponta.
Responsável por apresentar a dinâmica da premiação, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, lançou ainda uma grande novidade: a 2ª edição do Prêmio Mulheres na Ciência, honraria a ser entregue no dia 8 de março de 2023, Dia Internacional da Mulher.
“Acreditamos que este é um projeto que vem para ficar, pois coaduna muito com a missão da Universidade. Sintam-se todas mais que convidadas, convocadas a participar dessa iniciativa preparada com muito carinho”, afirmou.
O período para inscrições, aberto a partir desta noite de lançamento, segue até o dia 18 de setembro. O Prêmio Mulheres na Ciência Unesc será entregue oficialmente durante a cerimônia de encerramento da programação da SCT, marcada para o dia 27 de outubro.
Para participar basta acessar o link.
Mais informações sobre as categorias, as premiações e regras completas podem ser encontradas no site www.unesc.net/sct2023/1o-premio-mulheres-na-ciencia-unesc.
Premiações:
1º lugar: Participação em um Congresso Nacional (Brasil) na área de pesquisa da candidata.
2º lugar: Participação em um Congresso na Região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) na área de pesquisa da candidata.
3º lugar: Participação em Congresso Estadual (em Santa Catarina) na área de pesquisa da candidata.
1º a 10º lugar: Certificado de Menção Honrosa.
1º a 10º lugar: Os trabalhos farão parte de um E-book especifico de Mulheres na Ciência Unesc.
Programação da Semana de Ciência e Tecnologia
Maior evento científico institucional, a 14ª edição da SCT está programada para ocorrer de 23 a 27 de outubro, em formato híbrido.
Em 2023 o evento se dedica ao tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, uma escolha inspirada pelo Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, que reconhece a relevância das ciências básicas na realização de pelo menos sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas (ONU).
A SCT tem o propósito de promover uma discussão sobre conhecimento e experiências que abrangem a interconexão entre ciência, tecnologia e inovação, visando um desenvolvimento equitativo e sustentável, enquanto contribui ativamente para os ODS.
Atrações
Durante a SCT, ocorrem a Feira de Inovação; a Feira de Ciências; o 10º Talento Cultural; o Workshop de Arqueologia; o Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia; e a Feira do Livro. “Já possuímos algumas palestras definidas, inclusive internacionais, além da participação de professores de nossa Universidade. Acreditamos que iremos receber as inscrições de mais 600 trabalhos, entre resumos e artigos completos, distribuídos nas quatro áreas do conhecimento. Além disso, aguardamos mais de dois mil participantes”, ressalta o coordenador da SCT, professor Rodrigo Machado.
A submissão dos trabalhos para a SCT pode ser realizada até o dia 28 de agosto pelo link: https://www.unesc.net/sct2023/submissao#insc. No site também é possível acompanhar o cronograma e demais informações referentes ao evento. Acesse: https://www.unesc.net/sct2023/premiacoes
Transmissão
O evento de lançamento foi transmitido ao vivo pelo Youtube no canal da Unesc TV: