Ser estudante Unesc é algo que desperta diferentes sentimentos em cada um daqueles que fizeram e fazem parte deste universo. Neste Dia do Estudante a Unesc celebra as infinitas oportunidades vivenciadas por aqueles que, no campus, vivem os melhores anos de suas vidas e constroem o futuro que sonham.
“São eles, os estudantes, que dão razão ao nosso ser e ao nosso existir. É por eles que nos dedicamos e encaramos as batalhas dia a dia. Sabemos o poder transformador da oportunidade de ser estudante e queremos, todos os dias, honrar esse momento, essa escolha e a dedicação de quem tem na Universidade seu projeto de felicidade”, destaca a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
A comemoração oficial da data na Universidade será em grande estilo na próxima quinta-feira (17/11) com a apresentação da banda Dazaranha em uma estrutura montada especialmente para a ação. O evento é aberto ao público e terá início às 19h.
Realização de sonhos
Para a acadêmica do curso de Ciências Biológicas, Jad Rosso, vestir a camisa de estudante da Unesc e viver tudo o que essa experiência proporciona é nada menos que a realização de um sonho. “Vivi muitas coisas até chegar aqui. E agora estou vivendo tudo o que a Unesc me proporciona. Estou dedicando esse tempo na Universidade para viver tudo o que eu puder e está sendo realmente os melhores anos da minha vida”, resume, emocionada.
Ela, que participa de projetos de Extensão e já vive a prática da Pesquisa, garante que a saída desse Universo está muito longe. “Eu demorei um pouco para chegar, mas vai ser muito difícil me tirar daqui. Já me vejo lá na frente como pesquisadora”, diz.
Diferentemente dela, o acadêmico Vitor Vitório saiu do Ensino Médio no Colégio Unesc e mergulhou direto na Universidade. Ele, que tem recordações de toda a infância dentro do campus ao lado da mãe, colaboradora da Instituição, submergiu ainda mais nesse universo ao assumir o papel de estudante universitário. “Praticamente nasci aqui dentro. A Unesc é um espaço muito acolhedor e antes mesmo de ser acadêmico já adorava estar aqui”, comenta o jovem, que iniciou no curso de História e migrou para Educação Física, no qual hoje se realiza trabalhando junto à Fundação Municipal de Esportes, por meio de parceria com a Universidade.
Moradora de Cocal do Sul, Esthéfani Possamai encontrou no curso de Ciência da Computação a realização que buscava. Já nas primeiras fases foi apresentada ao projeto Unesc Labs, mais especificamente ao Lab OAIS Cloud – PIQL – Ci. Ao iniciar um estágio no laboratório da empresa localizado dentro do campus, Esthéfani se destacou e agora já faz parte do corpo de colaboradores da empresa.
“Chegar aqui na Unesc e ver tantas pessoas com os mesmos objetivos e sonhos é transformador. É um lugar de inovação, de conhecer professores qualificados para nos preparar para o mundo do trabalho e nossa área de formação”, resume a estudante, que escolheu o curso por conta do gosto por lógica e exatas.
A Iniciação Científica está na vida da estudante Marindia Scarpari desde a escola. Bolsista do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME) por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ainda no Ensino Médio, ao estudar a temática, ela já sabia o que queria para a vida. “Antes de conhecer a Unesc eu não tinha ideia do futuro que eu poderia ter. Eu pensava na faculdade como o próximo passo e deu. Mas depois, quando conheci a Pesquisa, entendi que quero continuar nesse ramo, ser pesquisadora”, acrescenta, orgulhosa pela área e pela Instituição que escolheu.
Para ela, a chegada na Universidade “é tudo”. “É a mudança na vida das pessoas”, destaca.
Esse também é o pensamento do acadêmico do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Renato Garcia Campos. Ele, que chegou na Unesc por transferência, destaca que a Instituição sempre foi sua referência, o que se consolidou ainda mais ao vivenciar de perto a realidade como estudante. “Muito além do ensino, é conhecimento que agrega fora da questão teórica. Maravilhoso para vida pessoal e profissional”, enaltece.
Na história de Rian Eloir, estudante do curso de Enfermagem, a paixão pela Unesc foi tão grande que ele resolveu não só aproveitar ao máximo os anos de graduação, mas também liderar os colegas por meio do Movimento Estudantil. “Fazer parte desse contexto nos traz aprendizados ainda maiores. Eu amo estar aqui, amo cada canto da Universidade, e não pretendo sair tão cedo”, garantiu o jovem lauromüllense cheio de planos para o futuro profissional e acadêmico.