A pesquisadora doutora Vanessa Iribarrem Avena Miranda, professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc, esteve presente no III Seminário Nacional sobre Violências e Saúde (Senavi).
O evento, ocorrido na última semana na Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória, capital do estado, reuniu especialistas de todo o Brasil e proporcionou aos participantes mini cursos, palestras e contato com pesquisadores de diversas universidades nacionais e internacionais.
Para Vanessa, eventos como o Senavi contribuem para o debate da saúde pública, encaminhamento de ações e desenvolvimento de pesquisas científicas. “Acredito que, enquanto pesquisadores, precisamos unir esforços e realizar cada vez mais ações intersetoriais, aproximando a saúde, a assistência, a educação e a segurança pública”, explica. “É de extrema importância dar visibilidade a este tema tão essencial para a população”, destaca a pesquisadora.
Agora de volta à Universidade, a docente espera que o conhecimento adquirido possa reverberar na comunidade. “Voltei com muitas ideias e expectativas e espero poder replicar algumas ações em nossos espaços dentro da comunidade”, completa.
A professora atua na Linha de Promoção da Saúde e Integralidade e também é líder do grupo de pesquisa Violência, Desigualdades e Saúde (VIDaS).