Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Atualidades

Em fórum, representantes da Unesc participam de debate sobre Pesquisa e Pós-graduação

Quatro representantes da Universidade participaram do Foprop-Sul, em Joinville. (Foto: Divulgação)

Quatro representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão por meio da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc participaram do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop-Sul), que ocorreu na Universidade de Joinville (Univille). 

O evento tem como objetivo congregar os responsáveis pela Pesquisa e Pós-graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, comunitárias e privadas com sede em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. 

O fórum contou com a presença de representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc); da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), entre outros.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, salienta que a participação da Unesc permitiu a compreensão sobre como a Capes e o PNPG sinalizam a inserção das Instituições Comunitárias na pauta nacional.

“Percebemos que as estratégias da nossa Universidade com relação à Pesquisa e à Pós-graduação estão alinhadas com as diretrizes nacionais como, por exemplo, a Internacionalização como uma política institucional, com o investimento na formação em idiomas para pesquisadores, técnicos e estudantes da Pós-graduação Stricto Sensu; programas institucionais voltados à Extensão com editais de fomento institucionais que fortalecem a presença da Universidade na comunidade; a inserção da ciência na sociedade para a divulgação das pesquisas e da importância do que fazemos na Pós-graduação Stricto Sensu; a interlocução da Pós-graduação Stricto Sensu com a graduação e  o apoio aos nossos programas para um desempenho qualificado na próxima Quadrienal da Capes que se encerra no final de 2024”, comenta.

Reflexão

Ainda conforme Gisele, o Foprop-Sul foi provocativo, pois trouxe pontos importantes que as instituições de Ensino Superior precisarão considerar. “Entre estes tópicos, estão as diretrizes nacionais para a pós-graduação Stricto Sensu, com atenção à interlocução com o setor produtivo e a indústria de manufatura para a inserção de cientistas no mundo do trabalho e não estritamente para uma carreira acadêmica, além do desenvolvimento de teses e dissertações com participação e voltadas às necessidades do setor produtivo e público; o desenvolvimento de competências empreendedoras no perfil dos estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu para que sejam empregadores e gerem emprego e renda; a importância de programas em rede para a formação de mestres e doutores para a redução das assimetrias regionais; uma produção científica mais alinhada às necessidades com os objetivos do desenvolvimento sustentável, mas sobretudo que apresentem proposições para a solução de problemas estruturantes da sociedade”, cita a pró-reitora. 

Também presente no evento, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Ismael Gonçalves, enfatiza que a participação permite conhecer o que acontece nos demais estados e Instituições. “A nossa presença marca o lugar da Universidade Comunitária como produtora de conhecimento qualificado. O Foprop-Sul é um importante espaço de troca de experiências e, sobretudo, de planejamento da Pós-graduação que tem sido entendida como um dos elementos propulsores do desenvolvimento regional”, fala.

De acordo com o diretor, demonstrar a potência da produção científica das Universidades Comunitárias demarca o lugar no sistema nacional de Pós-graduação e a importância na interiorização da Pesquisa. 

“Debatemos questões e problemas comuns às nossas instituições, com a perspectiva de criar soluções conjuntas e de alto impacto na produção de conhecimento. Também falamos sobre a necessidade de a Pós-graduação estar inserida na comunidade e sobre o fato de que a produção científica deve estar ligada a problemas complexos, pensando conjuntamente como resolver questões comuns dos países do Sul”, acrescenta. 

Oportunidades

Para quem ainda não começou ou quer retomar os estudos, ainda dá tempo de garantir uma vaga para o segundo semestre letivo na Unesc e ainda participar do programa Universidade Gratuita.

Os interessados em ingressar em um dos cursos da Universidade em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato para obter mais informações sobre as demais oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915 0433.

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e para cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo (48) 3431 4500 (Whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende pelo Whatsapp (48) 99644 1887 ou (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30min às 21h de segunda a sexta-feira. Outras informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas pelo site unesc.net.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *