“A exposição de poemas multimídia não é a expressão de um poema utilizando diversas mídias. É mostrar que se pode produzir, com diferentes tipos de mídias, um poema”. Com essa definição do artista Paulo Aquarone, foi aberta na noite desta terça-feira (1º/08), no Espaço Cultural Unesc Toque de Arte, a exposição “Tempo Espaço” em comemoração aos 23 anos de instalação da galeria localizada no Bloco Administrativo da Universidade.
O objetivo do artista ao propor a exposição é mostrar as várias formas da visualidade poética, utilizando de diferentes mídias, materiais e tecnologias para dar sentido ou conclusão às poesias, sempre marcada pela espacialidade. O expositor mostra que é possível produzir, com instalações, objetos, vídeos, fotografias, poemas interativos ou apenas visuais,um poema.
A proposta, conforme o artista, apresenta aspecto lúdico-pedagógico das criações, compostas de grande variedade de materiais e recursos que passam a integrar o sentido de sua poesia.
Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, a abertura da Mostra é muito significativa para a Universidade. “São 23 anos do Espaço Toque de Arte, no ano que estamos comemorando 55 anos da Instituição. Este local é um espaço que ancora uma das políticas institucionais de valorização da cultura e essa exposição traz a importância da sensibilidade, de olhar para uma mesma situação com diversas perspectivas. O autor, com sutileza e leveza, consegue fazer com que as pessoas apreciem a arte e ampliem o olhar sobre o mesmo objeto”, analisou.
A pró-reitora ainda destacou que o artista é capaz de fazer os visitantes reconhecerem o quanto estão perdendo a capacidade de enxergar as sutilezas da vida. “Eu, em todas as peças, pude perceber que a forma como nós organizamos a nossa rotina faz com que percamos a percepção do sensível. Posso dizer que essas obras despertam a necessidade de sermos mais curiosos”, concluiu.
“Este local é um dos equipamentos culturais da cidade , como gestora, estou muito agradecida em poder acolher tantos artistas e desenvolver um trabalho de formação intelectual tão importante para a nossa comunidade. As obras podem ser apreciadas por todos que circulmm pelo campus e aproveitam para a interação e apreciação da arte do artista paulistano”, explicou a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, destacando o aniversário de 23 anos do Espaço Toque de Arte, sendo esta a exposição 138.
Doação de obra
O produtor artístico e filho de Paulo Aquarone, Jossua Aquarone, assinou, antes da abertura da Mostra, o Termo de Cessão, disponibilizando uma das composições da exposição ao acervo da Universidade.
Quem é Paulo Aquarone
Paulo Aquarone é poeta multimídia brasileiro, produtor artístico desde a década de 90, com trabalhos poéticos com apelo visual, utilizando diversas mídias para concluí-los. Entre elas, o computador e a internet são utilizados para divulgação e produção.
Já expôs em diversas instituições nacionais e internacionais com poemas em vídeos, objetos, fotos, instalações e interativos. Seu trabalho foi publicado em diversos sites, livros, coletâneas e revistas, possuindo obras em acervos pelo mundo.
A edição 138º do Espaço ‘Toque de Arte’, é uma produção da Unesc, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) e realização do Setor de Arte e Cultura, contemplada pelo Edital 338/2022 para projetos expositivos temporários.
A Mostra está aberta para escolas e para toda a comunidade. Para agendar uma visita monitorada os interessados poderão enviar um e-mail para o setor de Arte e Cultura da Unesc:cultura@unesc.net ou ligar para o telefone 48-3431-2622.
Galeria de Fotos: