O segundo semestre letivo na Unesc teve início nesta segunda-feira (31/07) com entusiasmo e grandes expectativas. Mais de 15,5 mil acadêmicos retomaram e iniciaram suas atividades presenciais nos cursos de graduação e pós-graduação, além das modalidades de Ensino a Distância (EAD) e Colégio Unesc, fazendo com que o campus voltasse a pulsar com vida e movimento.
Sob o brilho do sol, uma vibrante comunidade acadêmica proveniente de diversas cidades da região deu início a um novo ciclo, sendo calorosamente recebida pela equipe de gestão e funcionários da Instituição. Com carinho, zelo e acolhimento, eles prepararam o campus com decoração especial para receber todos os estudantes, desejando proporcionar um ambiente agradável e altamente propício para uma experiência de aprendizagem enriquecedora.
Além da ambientação temática, os estudantes foram recebidos com pipoca e algodão doce e contarão com apresentações culturais até o fim da semana. O chamado Acolhimento Cultural tem programação que iniciou com Camerata de Criciúma, contará com Instrumental Unesc, Jaque Medeiros Voz e Violão, Coral e Cia de Dança Unesc até sexta-feira (4/08).
“A cada semestre, nos desafiamos a buscar as melhores referências para a formação acadêmica, buscando sempre oferecer experiências que elevem continuamente nossos padrões de excelência acadêmica e os alinhem cada vez mais com as necessidades da nossa região”, disse a reitora Luciane Bisognin Ceretta, reafirmando ainda o compromisso da Unesc em oferecer uma experiência educacional que vá além da teoria, preparando os estudantes para os desafios do mundo do trabalho com excelência e confiança.
“Nossos cursos, serviços e práticas estão cuidadosamente conectados às demandas locais, atendendo o que o mercado exige. Estamos profundamente sintonizados com as necessidades da nossa região, garantindo que nossos estudantes estejam preparados para enfrentar os desafios do futuro”, completou a reitora.
Para Gisele Coelho Lopes, pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão da Unesc, o início do novo semestre representa um verdadeiro recomeço, preenchendo todo o campus com alegria e acolhimento.
Ela enfatizou a valorização das experiências vividas pelos estudantes, enxergando em cada semestre uma oportunidade ímpar de crescimento e avanço em suas formações. “Cada ciclo acadêmico traz consigo desafios significativos e valiosas oportunidades de aprendizado. Diante disso, a Universidade concentra os esforços na formação pela experiência, proporcionando aos estudantes um ambiente propício para o desenvolvimento de competências técnicas e pessoais, permitindo que saiam transformados e plenamente preparados para enfrentar com sucesso os desafios do mundo profissional”, pontua.
Desafio enfrentado com prazer
A pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, ressalta que iniciar um novo semestre é sempre um desafio prazeroso. “Com dedicação contínua, a equipe não mediu esforços e não concedeu recesso para garantir que tudo estivesse perfeitamente organizado e preparado para receber todos os estudantes. O compromisso é proporcionar um ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico, oferecendo suporte e excelência educacional durante toda a jornada acadêmica”, ressaltou.
Durante o período de recesso a dedicação não cessou e todas as atividades foram cuidadosamente preparadas, como observou a reitora. “O foco não se limitou apenas à estruturação do campus, mas também abrangeu a formação continuada dos professores, ajustes acadêmicos para aprimorar a formação curricular pedagógica e um planejamento geral minucioso da Instituição”, enfatizou Luciane.
Conexão
A formação integral proposta pela Unesc vai muito além das salas de aula. Reforçada pelo inovador modelo de ensino chamado Graduação Multi, que desafia os estudantes desde o início da graduação a resolver problemas reais, essa abordagem abrange uma ampla gama de atividades. Além das aulas teóricas, os estudantes têm a oportunidade de se envolver em práticas de laboratório, participar de projetos de iniciação científica e engajar-se em ações de Extensão.
Em um dos projetos que integram esse modelo, o Unesc Labs, empresas “adotam” laboratórios na Universidade e contam com acadêmicos em seus times para buscar soluções para problemas da organização. Com apoio dos professores, esses estudantes passam a atuar no mundo do trabalho em algo diretamente ligado à área de estudo, conhecem a realidade deste ambiente e tem a mentoria não só de seus superiores na empresa, mas de professores qualificados e dispostos a colaborar nessa busca de novas respostas.
É o caso da acadêmica da 4ª fase do curso de Ciência da Computação, Esthéfani Possamai, que integra a equipe da Oais-Piql, primeira a aderir o Unesc Labs, projeto que já conta com seis empresas e com apoio de mais de 30 bolsistas atuando e desenvolvendo soluções para essas empresas.
“Participar desse projeto tem sido uma experiência fundamental. Ter essa orientação e apoio dos professores é muito importante”, descreveu.
Integrar a ideia, para a diretora da Oais-Piql, Angela Ghislandi, já traz bons resultados. “A empresa está na parceria desde setembro de 2021. Tem sido uma conexão muito boa, tanto que três dos acadêmicos já estão trabalhando conosco”, enfatiza.
O projeto serve como ferramenta que colabora tanto com os estudantes e suas formações, quanto com as empresas que encontram as soluções necessárias. “Trazemos o bolsista para essa oportunidade e, dentro dessa conexão, damos todas as ferramentas e trazemos para a ‘rampa’ de conhecimento para a empresa”, complementa o coordenador do Unesc Labs, Diógenes Matos.
Extensão
Em 2022, a Universidade promoveu 221 programas e projetos de Extensão, contando com a participação de 700 acadêmicos bolsistas e 80 voluntários, beneficiando diretamente 19 mil pessoas. Esses números evidenciam a magnitude e o impacto dos projetos em toda a comunidade regional. Por meio dessas atividades, os acadêmicos têm a chance de aplicar seus conhecimentos teóricos na solução de desafios da vida real, ao mesmo tempo em que contribuem para o desenvolvimento da sociedade ao seu redor.
A abordagem de formação integral da Unesc visa, portanto, formar profissionais não apenas com competências técnicas, mas também com visão crítica, compromisso social e habilidades para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, tornando-os cidadãos preparados para fazer a diferença em suas comunidades e além.
Dentre as ações estão o intercâmbio oportunizado aos estudantes. “Os desafios existem para nos fortalecer ainda mais. O meu intercâmbio foi muito importante tanto profissionalmente quanto pessoal e eu tive o apoio da Universidade”, sublinha a egressa da Universidade e mestranda em Ciências da saúde, Isadora de Oliveira Monteiro que fez intercâmbio em 2021 na Universidade de Porto, em Portugal, parceira da Instituição.
Pesquisa
Na área de Pesquisa, a Unesc se destaca com mais de 400 projetos e a certificação de quase 100 grupos de pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Com 155 laboratórios de Ensino e um Parque Científico e Tecnológico, o Iparque, à disposição, a Universidade oferece um ambiente propício para a produção e o avanço do conhecimento.
Na graduação, os estudantes têm a oportunidade única de entrar em contato com esse vasto universo da pesquisa. Por meio da Iniciação Científica, eles dão os primeiros passos como pesquisadores ao lado de colegas e professores experientes. Essa experiência proporciona a chance de identificar linhas de pesquisa que mais lhes agradam, vivenciar o dia a dia dos laboratórios e da produção científica, além de iniciar um currículo de participação em análises, publicações e eventos acadêmicos.
Esporte
A Unesc abraça o esporte como uma de suas bandeiras, investindo diretamente no incentivo aos atletas. A Instituição apoia uma variedade de projetos e parcerias que têm impacto significativo no cenário esportivo regional.
Dentre os apoios oferecidos pela Universidade, destacam-se iniciativas como a equipe Vôlei Mampituba; o projeto Anjos do Futsal; e o projeto Tigrinhos, que ao longo de 12 anos já beneficiou mais de 10 mil crianças de 39 cidades da região. Além disso, há um sólido apoio a karatekas e uma forte parceria com o Criciúma Esporte Clube, tanto nas equipes masculina quanto feminina, entre outras ações relevantes.
Uma das maneiras pelas quais a Unesc contribui para mudar realidades por meio do esporte é oferecendo bolsas de graduação aos atletas. Essa oportunidade permite que eles se dediquem aos treinos enquanto cursam a graduação em diferentes áreas do conhecimento. Ao todo, a Universidade disponibiliza mais de 300 bolsas voltadas ao esporte, proporcionando uma formação acadêmica sólida e alinhada aos interesses e talentos desses atletas.
O acadêmico do curso de Educação Física, Renan Vargas Noronha, é um dos exemplos da importância do incentivo ao esporte, especialmente após conquistar o segundo lugar no vôlei e a terceira classificação geral nos Jogos Universitários Catarinenses (JUCS), evento ocorrido em Joaçaba.
“O compromisso da Unesc com o esporte é uma prova do engajamento em formar cidadãos completos e com oportunidades para alcançar seus sonhos e objetivos, tanto na carreira acadêmica quanto no cenário esportivo”, analisou.
Portas abertas para a transformação
Os interessados em ingressar já neste segundo semestre devem agilizar e garantir a vaga no curso escolhido. O aviso para quem está na expectativa pelas bolsas do projeto Universidade Gratuita é para que não deixe de garantir a matrícula, já que, ao se inscrever no projeto do governo do estado, será necessário já estar matriculado em um dos cursos das instituições participantes.
Informações sobre as formas de ingresso podem ser obtidas pelo Whatsapp (48) 99915 0433. A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende pelo Whatsapp (48) 99644 1887 ou no (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30 às 21h de segunda a sexta-feira. Os interessados pelas formas de matrícula da pós-graduação podem entrar em contato com o setor por meio do telefone (48) 3431-2626, contato também via Whatsapp.
Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.