Conhecer a história, os princípios e objetivos do Sistema Único de Saúde de forma clara para ofertar da melhor forma o acesso aos serviços desta área está entre os objetivos do Curso de Formação de Conselheiros de Saúde de Criciúma, iniciado nesta sexta-feira (28/07) na Unesc. Viabilizado por meio de uma parceria com a Universidade em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Secretaria de Saúde de Criciúma, o curso ofertará capacitação para 95 conselheiros municipais divididos em duas turmas.
Ao longo de todo o mês de agosto, com término previsto para o dia 2 de setembro, os participantes terão seis encontros nos quais terão aprendizados que vão desde a história das políticas públicas de saúde no Brasil, as bases legais do SUS, aspectos normativos e funcionamento dos Conselhos de Saúde Municipal e Local, entre outras temáticas importantes ao dia a dia dos profissionais.
Para a reitora da Unesc, Luciane Bisgonin Ceretta, faz parte do compromisso da Universidade estar envolvida nos assuntos relacionados à saúde da comunidade, pauta que lhe é especialmente cara. “A saúde coletiva é um assunto que me toca demais por saber a importância desta temática para a vida de cada um e cada uma. Já atuei diretamente nesta área e sei o papel dos conselheiros na promoção da saúde e, portanto, enquanto liderança, jamais deixaria de apoiar essa iniciativa. Estamos, mais uma vez, juntos em prol do coletivo”, salienta.
Na abertura do curso, realizada no Auditório Ruy Hülse, a gerente administrativa do campus universitário, Mira Dagostim, representando a reitoria, falou sobre a honra da Unesc em receber o encontro e fazer parte de forma ativa deste movimento. “Estamos há algum tempo falando sobre a necessidade de uma capacitação e desde o início com a abertura de que a Universidade faria parte disso. Que bom podermos receber a todos, utilizar o conhecimento da Instituição para aprimorar cada vez mais o trabalho dos conselheiros e, desta forma, colaborar com a sociedade”, destacou.
O Secretária de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, também compareceu à abertura e destacou que a união entre o Conselho, o Município e a Universidade é o que torna viável esse movimento. “São essas parcerias que fazem, inclusive, que a saúde de Criciúma seja a referência que é, servindo de modelo para muitas outras cidades por todo o país”, acrescentou.
Conforme a coordenadora da Comissão dos Conselhos Locais de Saúde, Losinete Fontana da Silva, este é um passo importante dado e que deverá ser multiplicado. “Agradeço muito a presença de todos e sei que aqui temos grandes lideranças. Essa é a primeira de muitas capacitações que vamos ter em Criciúma”, pontuou.
A necessidade de dar seguimento à iniciativa foi reforçada pelo vice-presidente do Conselho Municipal, Júlio Zavadil. “Nós fazemos questão de colocar esse curso no calendário anual e levar adiante essa conquista que estamos há tanto tempo tentando viabilizar. Somos nós que lutamos, que estamos na ponta e que, junto da Secretaria de Saúde e da Unesc, é claro, brigamos pela saúde das comunidades”, defendeu.
Ainda na noite de abertura, a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Unesc, Lisiane Tuon, colocou o Programa à disposição para colaborar com a construção de capacitações e ações junto ao Conselho. “Esse é o nosso papel. Fazer a ligação da academia e o cenário de prática, desenvolvendo e aperfeiçoando cada vez mais o Sistema Único de Saúde”, garantiu.
Confira aqui a Galeria de Fotos
Noite de palestra
Além da oficialização da parceria e abertura oficial, a noite foi de compartilhamento de conhecimentos por parte do enfermeiro e especialista em Enfermagem do Trabalho, Douglas Calheiros Machado.
O convidado, que veio de Joinville, abordou a temática “A importância do papel dos conselhos de saúde na defesa e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde”.
Conteúdo de responsabilidade da Unesc
A Universidade é responsável por parte do conteúdo a ser ministrado ao longo do curso, por meio do PPGSCol. Conforme o professor do Programa, Jacks Soratto, a Universidade deu todo o suporte para preparação do material didático e suporte para estruturação pedagógica, além de ceder o espaço para a realização da capacitação. “O material desenvolvido contém quatro unidades de aprendizagem com objetivos e temáticas definidas de forma a oportunizar aulas dinâmicas nas quais os participantes poderão interagir de diferentes formas”, explica.
Os encontros serão realizados nas terças, quartas, quintas, conforme cronograma das turmas, sempre às 19h, com exceção da palestra final que será realizada no dia 2 de setembro, um sábado, às 9h.
Ao final do curso os conselheiros receberão certificação, conforme orienta a lei nº 6541que regulamenta as atribuições do CMS.