A busca por novas experiências “além-mar” é o objetivo de sete acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil e Medicina, que partem no próximo semestre para um período de estudos em Coimbra e Lisboa, em Portugal e Santiago de Compostela, na Espanha.
Os estudantes selecionados, segundo a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais, Vanessa Moraes de Andrade, passaram por uma seleção após inscrição nos editais de Mobilidade Acadêmica – Graduação nº211/2023-2 e Mobilidade Acadêmica Medicina nº260/2023.
“No próximo semestre, teremos duas alunas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Direito estudando na Universidade de Coimbra e um acadêmico de Engenharia Civil frequentando a Universidad de Santiago de Compostela. Esses ficarão na Europa por seis meses, enquanto as quatro universitárias do curso de Medicina, farão estágio de dois meses no Hospital Garcia Orta de Urgência Geral, em Lisboa”, pontuou.
O intercâmbio, conforme a coordenadora, é uma oportunidade que a Universidade oferece aos acadêmicos que têm interesse em cursar o semestre letivo em uma outra instituição fora do país. “Nós abrimos todo semestre um edital para esse fim em parceria com as instituições conveniadas e os alunos se submetem primeiro a um processo seletivo interno e depois enviam os documentos para serem aprovados pelas universidades pleiteadas”, explicou.
“Nesse período em que os universitários estão em intercâmbio eles se tornam alunos da instituição escolhida e frequentarão as disciplinas da graduação equivalente de cada curso, que nem sempre são as mesmas daqui, sendo que algumas podem ser aproveitadas ou apenas serão complementares para as suas formações acadêmicas”, complementa, acrescentando ainda que para participar do intercâmbio cada aluno efetua o pagamento de três créditos do seu respectivo curso e, desta forma, frequenta o semestre na universidade escolhida.
Crescimento acadêmico
Para a professora e assessora do Escritório de Relações Internacionais, Cinara Ludvig Gonçalves, o intercâmbio sempre oferece muitos benefícios do ponto de vista acadêmico. “Além disso, a convivência com outras pessoas, de diferentes nacionalidades, oferece um interessante convívio cultural e modo de vida. É um aprendizado enriquecedor e inesquecível”, comentou.
As quatro acadêmicas do curso de Medicina que irão partir para a experiência, Cindy Vieira Niero, Giulla Antunes da Silva, Isabela Garbelotto Rosa e Sabrina Corrêa Perez que estarão em estágio obrigatório em pediatria e ginecologia, no Hospital Garcia de Orta, estarão embarcando para o velho continente na próxima sexta-feira (29/07).
Já os acadêmicos Suyane Valeriano Caetano, do curso de Direito, Vitória de Figueiredo Seldenreich, de Arquitetura e Urbanismo, e Willian Domiciano dos Santos, de Engenharia Civil, seguem para Coimbra e Santiago da Compostela, respectivamente, no início de setembro.
Na tarde desta segunda-feira (24/07), parte do grupo assinou os contratos e ouviu as últimas instruções sobre o intercâmbio. O grupo recebeu um kit da Unesc, bem como algumas dicas sobre como aproveitar a estadia na Europa e pôde relatar a expectativa sobre essa nova experiência internacional.
Com essa nova remessa de alunos para o exterior, a Unesc já enviou 131 pessoas para
intercâmbio desde a criação, em 2006, do Escritório de Relações Internacionais.
“As minhas expectativas são as melhores possíveis. Acredito que vai ser uma experiência única e exclusiva, com muito conhecimento e aprendizado, que serão importantes para o meu desenvolvimento, tanto pessoal como quanto profissional”.
Suyane Valeriano Caetano
Direito – 6ª Fase“Estou bem animada e acredito que será uma experiência bem legal. Conhecer o sistema de saúde em outro país, com outra realidade, será bem interessante. E sair um pouco da bolha, aqui do Brasil, vai ser enriquecedor para a minha vida”.
Cindy Vieira Nieiro
Medicina – 10ª Fase“Na minha visão será um momento muito importante e interessante para a minha carreira. Acompanhar de perto como a Medicina funciona em Portugal, os meios de condutas e os tratamentos aplicados e lidar com os pacientes será gratificante. Além de que será uma ótima oportunidade para conhecer novos lugares e culturas”.
Isabela Garbelotto Rosa
Medicina – 11ª FaseEstou muito empolgada com essa ida para Portugal. O intercâmbio vai trazer novas experiências, tanto na parte profissional, quanto na parte de vivência, com as pessoas, as diferentes culturas do Continente Europeu. É muito importante esse convênio com as universidades do exterior e uma grande oportunidade que a Unesc nos oferece”.
Giulia Antunes Silva
Medicina – 10ª Fase