Os cursos de Tecnologia em Gastronomia e Gestão de Turismo proporcionaram, na noite de segunda-feira (17/07), no auditório do Bairro da Juventude, uma Aula Inaugural com o chef Pedro Soares, sócio do Puro Oyster Bar em Florianópolis.
A ação, conforme o coordenador do curso de Tecnologia em Gastronomia, Marco Antônio da Silva, teve cunho educativo e social com a parceria com o Bairro da Juventude. “Estamos oportunizando aos alunos do curso de Cozinha Industrial todo o nosso conhecimento, trazendo o que há de mais atual no ramo gastronômico. Queremos qualificá-los para se destacarem no mundo do trabalho e, quem sabe, descobrir grandes talentos em nossa cidade”, comentou.
Projeto de Extensão
A noite especial serviu ainda para o lançamento, junto do Bairro da Juventude, o novo Projeto de Extensão que será implantado junto aos alunos do curso de Cozinha Industrial da Instituição social.
Segundo o coordenador e professor Lucas Firmino, o Projeto de Extensão “A gastronomia na educação de jovens como fator de inclusão social”, tem como objetivos garantir que os cursos ofertados atendam as demandas de mercado; contribuir para a formação qualificada de jovens; promover a cultura gastronômica regional e a utilização de insumos regionais; instruir jovens sobre boas práticas e higiene alimentar; orientar os jovens a conscientização e evitar desperdícios de insumos e cocção correta dos alimentos; e auxiliar na confecção de fichas técnicas das preparações culinárias para os alunos.
Conforme Lucas, esta será a oportunidade de trazer toda a coleção da matriz curricular do curso, aliado às experiências da Unesc, para os alunos do Bairro. Também haverá o compartilhamento do laboratório de Gastronomia da Universidade, bem como, a visita em alguns restaurantes e indústrias em Criciúma.
Concurso Gastronômico
Na oportunidade também foi lançado, exclusivamente para os alunos do Bairro da Juventude, o concurso Gastronômico ‘Chefs do Bairro’, em parceria com a Unesc e apoio da Via Gastronômica de Criciúma. Essa será a primeira iniciativa do projeto de Extensão.
Lideranças como o presidente da Via Gastronômica de Criciúma, Odair Woichinevski, proprietário do Confraria Restaurante, Seu Bragança Bar e Restaurante e Sid Pizzas, acompanhado do seu vice, Lucas Biava, dono do San Paulo Trattoria e Forneria Casaluce, prestigiaram o evento.
“Hoje estamos aqui unindo a Unesc, o Bairro da Juventude e a Via Gastronômica com o intuito de valorizar essa juventude do Bairro. Estamos aqui para incentivar esse público, em participar do curso, se formar e futuramente se tornar até um possível empreendedor da área de gastronomia. Vamos envolver e oportunizar aos alunos, abrindo as portas dos estabelecimentos participantes, para conhecerem o nosso dia a dia”, frisou.
Para o coordenador da área de educação do Bairro da Juventude, Marcelo dos Santos, o projeto será feito a muitas mãos. “É uma proposta que visa qualificar os profissionais com destaque para a área de atuação dos restaurantes. E a Unesc vem para trazer mais conhecimento para os nossos meninos e meninas e quem sabe gerar grandes profissionais para a região”, avaliou.
Professor de Gastronomia do Bairro da Juventude, Cleiton Machado, destacou que será uma experiência muito bacana. “Os alunos tiveram uma experiência enriquecedora, de alguém que viveu no exterior, trabalhando em vários restaurantes renomados. Esse exemplo ajuda os alunos a se motivarem, se espelharem e terem um objetivo mais definido. Essa parceria com a Via Gastronômica, Bairro da Juventude e Unesc com certeza vai ajudar muito esses jovens a entrarem no mercado muito mais preparados”, pontuou.
A aluna Sheron Nicoski avalia que a chegada da Unesc é uma grande oportunidade para a troca de experiências. “Assistir a palestra de um chef renomado me incentiva bastante é algo muito rico. Gostei muito e foi uma grande oportunidade de aprendizado. Estou ansiosa para começar a frequentar o projeto de Extensão da Unesc. Vai me ajudar muito na minha futura profissão”, concluiu.
Experiência compartilhada
Soares apresentou suas experiências nas passagens que teve pelo Noma, do chef dinarmaquês René Redzepi, avaliado pelos críticos como o melhor restaurante do mundo nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2014, e pelo restaurante espanhol elBullifoundation, do chef Ferran Adrià, também entre os 50 melhores do planeta.
O palestrante da noite contou um pouco da sua história como chef de cozinha. “Eu tenho 15 anos na área. Meu objetivo foi motivar os alunos e falar sobre o impacto dos produtos e produtores no turismo, com a utilização dos insumos locais e a sua valorização, dentro das Indicações Geográficas dos produtos de Santa Catarina (IGs), elaborado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)”, destacou.
“Também mostro que é possível ter uma profissão e ser um mestre, um chefe de cozinha. Tive uma trajetória corrida, mas muito prazerosa. Aproveito para tirar um pouco essa máscara que os reality show das emissoras de televisão criam”, comentou.
Durante a tarde, antes da palestra, os alunos do Bairro da Juventude participaram de uma ‘aula-show’ no Laboratório da Unesc, acompanhando o chef Pedro no preparo de um prato especial.
Galeria de Fotos: