O Auditório Ruy Hülse, na Unesc, sediou na tarde de quarta-feira (12/07) e manhã de quinta-feira (13/07) a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Criciúma. Com o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos!”, o evento tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão e discussão sobre as políticas de assistência social no município.
Trabalhadores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) participaram, durante os dois dias de conferência, de importantes discussões sobre as políticas sociais na cidade, tendo a oportunidade de contribuir com ideias que fortaleçam as políticas sociais do Município.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, esteve presente na abertura e destacou a importância de sediar um evento como este na Universidade. “A Unesc é uma Instituição que nasceu da comunidade, então recepcionar esse evento nesta casa, para nós, nos traz muita alegria”, afirmou a pró-reitora. “Nos sentimos em casa quando temos uma pauta como esta sendo construída e refletida nesse espaço”, explicou.
Gisele também falou sobre a recém-inaugurada Clínica de Direitos Humanos da Unesc, espaço para acolher pessoas que vivenciam situações de violações de direitos. “A Nossa Universidade possui este importante espaço para auxiliar o município na bandeira da assistência social, que tem feito um grande trabalho desde o início do ano, sendo um local para apoiar as pessoas que buscam um acolhimento para os diferentes tipos de violência”, concluiu.
A abertura do evento, na tarde de terça-feira, contou ainda com uma palestra da mestre em Serviço Social Daniele Cima Cardoso, que falou sobre a importância da discussão sobre a assistência social. A conferência contou também com uma apresentação do Coral Vozes de Esperança, do Bairro da Juventude, que cantou clássicos da MPB e emocionou o público presente.