A Graduação Multi Unesc está fazendo a diferença na formação dos acadêmicos do curso de Design. Na noite de quarta-feira (12/07), os futuros profissionais apresentaram as embalagens de Pet Food as quais foram desafiados a desenvolver. A proposta foi feita pelo professor da disciplina de Projeto de Design II, Fábio Costa Brodbeck, em parceria com a Canguru Embalagens e a Adimax, empresa com sede em Salto de Pirapora(SP), fabricante de alimentos para cães e gatos.
O evento contou com a participação dos representantes da Adimax, Joselene Soares, Leonardo Dalmagro e Felipe Tarifa dos Santos, que de forma virtual, puderam acompanhar a apresentação individual de cada estudante. Já Taylor Lompa, especialista de Marketing, e Vanessa Macarini de Oliveira, supervisora de P&D da Canguru Embalagens, acompanharam presencialmente as demonstrações.
Conforme o professor, as duas empresas deram as orientações sobre a necessidade específica para uma linha de produtos. “Durante o semestre, as equipes da Canguru e da Adimax interagiram com os acadêmicos para ajuste de rota até que chegássemos ao produto apresentado. Nesta noite é a apresentação final com a apresentação de modelos em escala real”, pontuou Fábio.
Para o coordenador do curso, João Rieth, o projeto reafirma o propósito do curso. “Buscamos trazer para nossos alunos a realidade do mercado. Conhecer, refletir, desenvolver e aplicar o processo de desenvolvimento de ideias é a nossa metodologia de ensino”, declarou.
Expectativa elevada
O resultado do trabalho dos estudantes, conforme o professor, superou as expectativas no que diz respeito à criatividade e ao empenho. “Gostei muito dos resultados. Os feedbacks foram extremamente positivos e os alunos ultrapassaram as expectativas, tanto minhas, quanto das duas empresas. A turma conseguiu entregar resultados muito bons. Isso é um exercício de inovação com o objetivo de aprimorar as embalagens para facilitar e qualificar a vida dos donos de pets”, concluiu.
As propostas apresentadas serão avaliadas pelos representantes e poderão acarretar muito positivamente no desenvolvimentos de novos produtos, novas tecnologias e novas entregas diferentes em embalagens similares, utilizando como referência os projetos apresentados pelos universitários.
Premiação
A embalagem de maior destaque entre os participantes recebeu uma premiação especial. A responsável pelo produto foi a estudante Joana Agostinho Serafim. “Eu nunca tinha feito nada parecido. Foi um trabalho à base de muita pesquisa, com dedicação desde o começo do semestre. Gostei bastante e fiquei satisfeita com o meu produto, com o resultado final. Não esperava que fosse ganhar, mas estou feliz e grata, pois aprendi muito. Essa matéria de Projetos sempre nos desafia, mas é uma experiência muito gratificante”, avaliou.
O parecer
Na avaliação de Lompa, especialista de marketing da Canguru, é um privilégio estar participando da terceira edição. “Essa troca de conhecimento faz a gente, do mercado, pensar de uma forma diferente. Aproximar cada vez mais os alunos da realidade, do que é o mercado de trabalho, dos desafios existentes principalmente quando se trata de questões como inovação, tecnologia e sustentabilidade. É primordial. Esta noite é especial pois finaliza mais um desafio desse semestre, dessa nossa parceria”, comentou.
Para os representantes da Adimax, o saldo da parceria é extremamente positivo.
“Fiquei muito surpresa positivamente. Gostei demais do resultado. Deu pra ver o empenho de cada um, o detalhamento em cada parte, com a apresentações impecáveis. Sabemos que não é fácil fazer um protótipo, demora e é um exercício de cortar e colar, desfazer e refazer de novo. Quero dar os parabéns a todos os acadêmicos que pensaram em cada detalhe. São muitas alternativas, muitas variações. Achei muito bom o resultado”, avaliou Joselene Soares.
Leonardo Dalmagro, também colaborador da empresa, destacou o prazer de realizar a parceria com o curso de Design. “Depois dos primeiros contatos deu para perceber a evolução de cada um. Quero parabenizar todos e agradecer a Unesc por essa oportunidade de estarmos fazendo esse trabalho em parceria”, afirmou.
O empenho de cada um ao projeto, conforme Felipe Tarifa dos Santos, foi visível do começo ao fim. “Tudo o que foi apresentado me surpreendeu muito. Trazer o protótipo foi muito positivo e deve ser seguido quando estiverem no mercado de trabalho. Não percam isso, pois faz toda a diferença. Tudo é um aprendizado e errar te faz repensar e aplicar de novo o que aprendeu. Só tenho que agradecer e parabenizar os acadêmicos, o professor Fábio e a Universidade por essa oportunidade”, destacou ainda o colaborador.