Seis professores da Unesc participaram da 17ª Conferência Nacional de Saúde nesta semana. O evento, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, na capital federal, contou com a presença de milhares de pessoas engajadas, incluindo representantes de entidades, do poder público e delegações de todas as regiões do país.
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Unesc, Lisiane Tuon, e o professor Jacks Soratto, marcaram presença no evento. Lisiane ressaltou a importância do encontro e enfatizou que as propostas discutidas refletem as necessidades e demandas da população.
Intitulado “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a conferência teve como propósito principal promover a salvaguarda dos princípios essenciais do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro foi composto por uma programação abrangente, que incluiu palestras, grupos de debates e apresentação de propostas, com o propósito de assegurar uma saúde plena e de qualidade para toda a população.
Além deles, os docentes da Universidade Rafael Amaral; Aires Mondardo Junior; Luis Carlos Custódio Fontana; e Giovana Mondardo, também estiveram presentes na conferência.
“Participamos ativamente, tanto na relatoria quanto na coordenação de grupos, durante a Conferência. O evento proporcionou um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimentos e experiências, com o objetivo final de promover a melhoria contínua dos serviços de saúde para todos os cidadãos”, comentou o professor Rafael Amaral.
Visita
Rafael, Aires e Luiz aproveitaram para visitar a estrutura das unidades de reabilitação do Hospital Sarah Kubitscheck. “Foi uma experiência muito gratificante, pois pudemos ver de perto os avanços e as boas práticas em reabilitação. Essas visitas fortaleceram ainda mais nosso compromisso em buscar soluções efetivas para a promoção da saúde e bem-estar da população”, comentou Aires, que é o coordenador do Centro Especializado em Reabilitação (CER II) da Universidade.
Sobre a conferência – A Conferência Nacional de Saúde ocorre a cada quatro anos para definição e construção conjunta de políticas públicas do SUS. A etapa nacional foi precedida de encontros municipais e estaduais, realizados pelos Conselhos de Saúde, junto às respectivas Secretarias de Saúde, além das conferências livres sobre temáticas específicas.
Das etapas municipais e estaduais, são eleitos os delegados, que levam as propostas para a etapa nacional. O encontro é um passo essencial para elaboração e aprovação de propostas para o Plano Nacional de Saúde e o Plano Plurianual 2024-2027.