A Unesc está sempre ao lado das grandes iniciativas da região e não seria diferente com a Copa Criciúma Sub-17, competição organizada pelo Criciúma Esporte Clube, que iniciou no último sábado (24/06) e segue até sábado (1º/07).
Nesta quarta-feira (28/06), o campus da Universidade recebe o Congresso Metodológico para a troca de experiências e apresentação de cases dos clubes participantes. O evento, aberto para acadêmicos da Unesc e colaboradores do clube, ocorre em dois momentos: pela manhã, com oito participações focadas em diferentes temáticas, no Auditório Edson Rodrigues, e, à noite, no Auditório Ruy Hülse, com as palestras do chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Futebol e direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Lúcio Flávio Vale da Silva, e do gerente das Categorias de Base do Internacional de Porto Alegre, Gustavo Grossi.
A reitora Luciane Bisognin Ceretta lembra que o apoio ao esporte é uma das bandeiras institucionais da Unesc. “Nestes 55 anos de existência, a Universidade sempre teve o compromisso de interagir com os diferentes atores da região, principalmente porque temos a bandeira do esporte como uma ancoragem para as nossas ações”, salienta.
“A Copa Criciúma Sub-17 vem ao encontro das nossas políticas institucionais, mas, principalmente, fortalece cada vez mais a parceria que temos com as instituições, neste caso, o Criciúma Esporte Clube, o time da cidade e um grande patrimônio da região, assim como a Unesc. Somos uma Universidade Comunitária, plural, que considera o esporte uma política de transformação social importante para o desenvolvimento da nossa região”, acrescenta.
Presença do Ministério do Esporte
Conforme a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, a presença do Ministério do Esporte na Unesc vem ao encontro da aproximação que a Universidade tem com o setor público. “Fomos a Brasília, recentemente, para apresentar a nossa Instituição como uma Universidade Comunitária que faz a diferença ao lado das outras Comunitárias de Santa Catarina, que tem um arcabouço de conhecimento para atuar em apoio às políticas públicas de fortalecimento do esporte no Sul catarinense”, destaca.
“O Ministério está lançando várias destas políticas de incentivo à formação, ao desenvolvimento de atletas de rendimento, mas também na prerrogativa de promover, por meio do esporte, a qualidade de vida da população. Considerando todas estas frentes que são apresentadas para o desenvolvimento do país, por meio do esporte, enxergamos um grande momento para mostrar os diferenciais da Unesc, as possibilidades de parceria que temos para apoiá-las”, acrescentou Gisele, salientando ainda a importância de demonstrar que a Unesc tem história e competência para apoiar o Ministério nessas iniciativas.
A Copa Criciúma Sub-17
A Copa Criciúma Sub-17 conta com seis clubes do Brasil e dois da Argentina. As equipes foram divididas em dois grupos com quatro times. No Grupo 1 estão: Criciúma, Coritiba, Grêmio e São Paulo. O Grupo 2 conta com: Internacional, Sport Recife, Talleres e o Newell’s Old Boys. Os times da Chave 1 jogam contra os da Chave 2 e os dois primeiros de cada grupo fazem as semifinais. Os vencedores disputam a grande decisão no sábado (1º/07), no estádio Heriberto Hülse.
“O apoio da Unesc é fundamental nesta iniciativa, além de também levar conhecimento aos acadêmicos. Em mais de 18 anos de atuação no futebol de base nunca presenciei uma iniciativa assim, onde cada clubes trata de um tema específico, proporcionando conhecimento aos demais participantes”, fala o coordenador técnico das Categorias de Base do Criciúma e da Copa Criciúma Sub-17, Guilherme Bossle.
A competição é organizada pelo Criciúma Esporte Clube e recebe jogos no Centro de Treinamento Antenor Angeloni e no Estádio Municipal de Cocal do Sul. Os ingressos para acompanhar as partidas são adquiridos por meio da doação de um quilo de alimento não perecível ou um produto de limpeza.
Confira a programação do Congresso Metodológico:
Local: Auditório Edson Rodrigues (Bloco P)
8h – Recepção e coffee break;
8h30min –Treino eventual;
9h – Organização Ofensiva;
9h30min – Organização Defensiva;
10h – Força aplicada às categorias de base;
10h30min – Captação de atletas;
11h – Controle de cargas;
11h30min – Transições;
12h – Rondos e jogos reduzidos.
Local: Auditório Ruy Hülse
19h – Recepção no auditório;
19h30min – Composição da mesa;
19h45min – Considerações gerais da mesa;
20h30min – Apresentação “Políticas de Esportes e Futebol”, por Lúcio Flávio Vale da Silva, do Ministério do Esporte;
21h – Palestra “América do Sul: Fábrica de Talentos, por Gustavo Grossi, gerente das Categorias de Base do Internacional de Porto Alegre.